Os Professores da Rede Municipal de Itabuna, juntamente com o Sindicato do Magistério – SIMPI realizaram na manhã desta quinta-feira (30), uma Passeata do “Basta” contra o Governo Vane, que após ter ofertado reajuste de 0%, resolveu aplicar à categoria o índice inflacionário de 6,41%, parcelado em três vezes, sem direito a retroatividade.
Mesmo com a forte chuva, os Professores não fugiram à luta e atravessaram toda cidade, com palavras de ordem e cartazes de indignação, onde muitos gritavam: “Basta! Prefeito Vane você é zero”. A Presidente do SIMPI, Carminha Oliveira, afirmou que não há justificativa para o Prefeito aplicar apenas o índice inflacionário, pois houve aumento das contas do FUNDEB e do Fundo de Participação Municipal – FPM. “Todo ano o Prefeito desafia a nossa categoria. Ele quando era vereador foi às ruas exigir que seu antecessor aplicasse 22,22% de reajuste, hoje nos humilha ofertando 6% escalonado. Uma imoralidade”, afirma a líder sindical.
Além dos Professores, os comerciantes e a Força Sindical participaram do evento apoiando a luta da categoria. De acordo com o Presidente da Associação de Camelôs de Itabuna, Márcio Higino, é preciso que todas as classes se unam e defendam os professores, pois são eles que tomam conta dos filhos dos trabalhadores de nosso município. “Estes professores estão de parabéns, estão na rua defendendo o direito da categoria e mostrando à sociedade os absurdos que estamos enfrentando nesta gestão”, afirmou Higino.
Ao final da manifestação, a Presidente do Sindicato relembrou que a categoria já está em indicativo de greve e que na próxima segunda, 04/05, às 15 horas, haverá uma assembleia com toda a classe no auditório da FTC para decidirem os rumos da Campanha Salarial. “Nós estamos dispostos a negociar, mas não podemos admitir este reajuste irrisório e ainda parcelado, caso o Prefeito continue irredutível, é muito provável que a categoria delibere uma greve na semana que vem”, finaliza a sindicalista.
Fonte: Ascom SIMPI
Foto e Texto: Jeremias Barreto
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
No próximo dia 25 de maio, a Faculdade de Ilhéus promoverá uma importante ação institucional com os estudantes do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade. A iniciativa tem como objetivo contribuir par
As Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, mantidas pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI), ampliam sua atuação no cenário educacional internacional, promovendo a mobilidade acadêmica e a integraç
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (13), uma nova lei que restringe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas de todo
Lorenzo Monfardini, de 22 anos, conquistou as redes sociais ao levar um botijão de gás para sua cerimônia de formatura em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Região
Aos 82 anos, Romilda Silva da Conceição, moradora de Feira de Santana, decidiu retomar os estudos no ano passado após criar filhos e netos. Em pouco tempo, sua dedicação já rendeu frutos: ela conquist
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), um projeto de lei que proíbe o uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis por alunos da edu
As faculdades de Ilhéus e Madre Thaís reuniram, em uma só solenidade, no sábado, 14 de setembro, formandos de quatro cursos da área de saúde, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. As instituições
As inscrições de candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024 terminam às 23 horas e 59 minutos desta ne
O Centro Estadual de Educação Professor da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, situado no Assentamento Terra Vista, município de Arataca, sul da Bahia, informa que as matrículas est
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou a Matrícula 2024 nesta segunda-feira (15). O processo é simples e acontece de forma on-line, por meio de qualquer aparelho, a exemplo de tablets e cel