Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

O lado violento da zoada na Bahia: Poluição sonora motiva agressões e até mortes

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 14/01/2023
                       
Situações associadas ao barulho, como ameaças, costumam envolver relações de poder. Em Salvador, denúncias de som alto subiram quase 10 vezes em sete anos

Carros são os maiores emissores de poluição sonora

Em duas décadas de bairro, os Souza nunca imaginaram ter que agilizar a mudança de endereço pela razão de agora: a violência usada por dois vizinhos contra quem reclama do volume, sempre alto, do som deles.

A caçula da família, Eline*, conheceu essa fúria no fim de dezembro passado ao reclamar do barulho e ainda se recupera dos ferimentos marcados nos olhos, boca e orelhas como um lembrete de que não os questionasse.

A poluição sonora nem sempre se esgota em si. Há, no contexto de parte delas, um arredor de medo e violência que acompanha a escalada de insegurança na Bahia, estado brasileiro com mais mortes violentas em 2022, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O espancamento sofrido por Eline, por exemplo, aconteceu um mês depois do assassinato relacionado pela Polícia Civil à briga de dois vizinhos devido à altura da música, em Ilhéus.

De dez cidades da Bahia, seis demonstraram aumento de três a nove vezes nas denúncias – foi o caso de Salvador, onde as queixas passaram de 9,7 em 2016 para 93,4 mil em 2022.

Reportagem completa no portal Correio 24Horas

LEIA TAMBÉM:  O lado violento da zoada na Bahia: Poluição sonora motiva agressões e até mortes

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS