Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9954-3601 Email: [email protected]

Merenda escolar: Prefeitura de Teresópolis inclui ovo caipira no cardápio

  • Jorge Pereira:Jornalista-MTE 0005599/BA - 16/07/2019

O ovo de galinha caipira possui teores consideravelmente maiores de carotenóides totais, substâncias antioxidantes que são precursoras da vitamina A

.

A Prefeitura de Teresópolis-RJ, incluiu o ovo caipira orgânico na alimentação escolar. De acordo com a gestão municipal, além de criar novo mercado para os produtores rurais familiares escoarem sua produção, a iniciativa tem outra vantagem: a superioridade nutricional do alimento em comparação ao ovo natural ou de granja.

Como acontece com qualquer outro alimento orgânico, o preço do ovo produzido de forma mais saudável, também é mais caro. Isso, é claro, é uma regra que vale para produtos orgânicos em qualquer lugar do mundo quando comparados com produtos feitos de forma industrializada.

E qual seria o motivo dessa diferença de preço? Os ovos orgânicos vêm de galinhas criadas soltas, sem fertilizantes, hormônios, antibióticos ou agrotóxicos, e que são alimentadas com comida orgânica.

Mas as vantagens dos ovos orgânicos sobre os ovos comuns não param por aí.  “O ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico. Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de quatro vezes mais vitamina A do que os de granja. Também possuem alta fonte de ômega 3, que é essencial para a saúde”, esclarece o nutricionista Filippe Pereira da Silveira.

Além disso, estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (USP) encontrou três vezes mais retinol no ovo caipira do que no ovo de granja. O ovo de galinha caipira possui teores consideravelmente maiores de carotenóides totais, substâncias antioxidantes que são precursoras da vitamina A. Por serem antioxidantes, pode-se dizer que os carotenóides comportam-se como “vigilantes”, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS