
O Ministério da Educação liberou nesta segunda-feira, 30, R$ 1,47 bilhão para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os recursos serão repassados para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia que atua como agente operador do programa, e destinados à recompra de certificados do Tesouro Nacional pertencentes às entidades mantenedoras de instituições de ensino superior com adesão ao Fies. A verba contempla cerca de 1,2 milhão de alunos.
O FNDE efetua o pagamento dos encargos educacionais às mantenedoras de instituições de ensino. Esses encargos se referem às operações de financiamento realizadas por meio de repasses de títulos da dívida pública, os Certificados Financeiros do Tesouro – Série E (CFT-E), que são utilizados prioritariamente para a quitação de tributos fisco-previdenciários.
“O Fies é uma das ações estruturantes do MEC para o acesso da população à educação superior”, observa o coordenador-geral de finanças da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC, Waslei José da Silva. “Com essa liberação financeira, mantemos a regularidade dos pagamentos dessa ação que atende, anualmente, centenas de milhares de estudantes brasileiros por meio da oferta de financiamento de cursos em instituições privadas.”
Com essa liberação, o MEC mantém o cronograma de repasses para o Fies. Depois de quitados os tributos fisco-previdenciários, o saldo remanescente de títulos pode ser recomprado pelo Fies e os recursos financeiros creditados em conta corrente aberta especificamente para esse fim.*Portal MEC
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
No próximo dia 25 de maio, a Faculdade de Ilhéus promoverá uma importante ação institucional com os estudantes do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade. A iniciativa tem como objetivo contribuir par
As Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, mantidas pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI), ampliam sua atuação no cenário educacional internacional, promovendo a mobilidade acadêmica e a integraç
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (13), uma nova lei que restringe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas de todo
Lorenzo Monfardini, de 22 anos, conquistou as redes sociais ao levar um botijão de gás para sua cerimônia de formatura em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Região
Aos 82 anos, Romilda Silva da Conceição, moradora de Feira de Santana, decidiu retomar os estudos no ano passado após criar filhos e netos. Em pouco tempo, sua dedicação já rendeu frutos: ela conquist
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), um projeto de lei que proíbe o uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis por alunos da edu
As faculdades de Ilhéus e Madre Thaís reuniram, em uma só solenidade, no sábado, 14 de setembro, formandos de quatro cursos da área de saúde, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. As instituições
As inscrições de candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024 terminam às 23 horas e 59 minutos desta ne
O Centro Estadual de Educação Professor da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, situado no Assentamento Terra Vista, município de Arataca, sul da Bahia, informa que as matrículas est
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou a Matrícula 2024 nesta segunda-feira (15). O processo é simples e acontece de forma on-line, por meio de qualquer aparelho, a exemplo de tablets e cel