
Foto: Reprodução / Pixabay
A Bahia será o primeiro estado do Nordeste a produzir insulina após um acordo ser assinado entre o Governo do Estado e a empresa ucraniana Indar. A insulina, medicamento utilizado no controle do diabetes, será produzida pelo laboratório público Bahiafarma. “Acabamos de assinar protocolo importante, da transferência de tecnologia e da implantação da unidade de produção de insulina na Bahia. É bom para a saúde dos brasileiros, e é bom para a economia brasileira”, disse Rui Costa, governador do Estado.
A fábrica para produção de insulina será construída próximo ao Centro Industrial de Aratu e o produto será distribuído para atender a demanda do Ministério da Saúde no país. A insulina comprada da Indar deve ser fornecida pela Bahiafarma ao Ministério da Saúde ainda em novembro deste ano.
A expectativa é que a fábrica fique pronta dentro do período de três anos. O investimento é de R$ 250 milhões e terá capacidade de produzir 25 milhões de frascos por ano. “A parceria internacional concretiza a política do governador Rui Costa de promover a industrialização do estado e amplia, ainda mais, a oportunidade de produtos que podem ser acessados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Ronaldo Dias, presidente da Bahiafarma.
Para o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o termo de compromisso “fará história na saúde pública do Brasil” na medida em que amplia o acesso da insulina para todo o povo brasileiro.*Bahia Notícias
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta quinta-feira (21), um novo protocolo nacional para rastreamento do câncer colorretal no Sistema Único de Saúde (SUS).
Salvador: Um médico que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu ) de Salvador viralizou nas redes sociais neste fim de semana após uma atitude inusitada durante um atendimento de emergência. Di
O atestado médico em papel deixará de ter validade em todo o Brasil a partir de 5 de março de 2026, conforme determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM). A mudança marca a implantação oficial do At
Um fenômeno digital inusitado — e extremamente perigoso — tem viralizado nas redes sociais nas últimas semanas. Em Recife (PE), um grupo de jovens e influenciadores transformou um esgoto a céu aberto em ponto d
A rede pública de saúde da Bahia passará a disponibilizar, de forma gratuita, medicamentos à base de canabidiol — substância derivada da planta cannabis — inclusive por meio de unidades privadas conveniadas a
A molécula extraída do veneno da caranguejeira Vitalius wacketi, em testes in vitro, foi capaz de combater e matar células cancerígenas da leucemia. O grande diferencial está na ação d
Um novo estudo publicado na revista JAMA revelou uma associação entre o uso de dispositivos intrauterinos ( DIUs ) que liberam levonorgestrel e um aumento no risco de câncer de mama em mulheres. A pes
O Brasil enfrenta um surto de febre Oropouche este ano, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, foram mais de 7 mil casos em 21 estados até 28 de julho. Recentemente, foram confirmadas as duas primeira
Na última sexta-feira (26), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de dois novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da doença falciforme. A partir de agora, a alfa
De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificados 114.809 casos prováveis de Dengue na Bahia até o d