
O Ministério da Saúde anunciou oficialmente nesta quarta-feira, 18, a confirmação de 7 mortes provocadas por febre amarela em Minas Gerais. A divulgação foi feita com base nos exames realizados em vísceras de pacientes que faleceram com sintoma da doença neste ano, residentes no Estado. A análise para confirmação do material foi realizada no Instituto Evandro Chagas, do Pará.
Testes preliminares já haviam indicado a presença do vírus no material coletado e encaminhado para o instituto para uma segunda análise. As confirmações de óbitos, referentes às primeiras semanas de janeiro, já superam a marca registrada durante todo o ano de 2016, quando 5 casos foram comprovadamente provados pela febre amarela. Em 2009, ano em que foi identificado um surto da doença em vários Estados do País, 17 pacientes tiveram a morte confirmada pela doença.
O diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos, afirmou que ao longo da semana outros resultados deverão ser divulgados. Até o momento, a Secretaria de Saúde de Minas informou haver 184 casos suspeitos de febre amarela no Estado, com 53 óbitos. Desse total, 37 pacientes são considerados como portadores prováveis da infecção. Outros 15 casos (além dos 7 que nesta quarta serão anunciados como confirmados) são considerados como prováveis. Recebem essa classificação os casos em que um exame preliminar já indicou a presença do vírus. *Estadão
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta quinta-feira (21), um novo protocolo nacional para rastreamento do câncer colorretal no Sistema Único de Saúde (SUS).
Salvador: Um médico que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu ) de Salvador viralizou nas redes sociais neste fim de semana após uma atitude inusitada durante um atendimento de emergência. Di
O atestado médico em papel deixará de ter validade em todo o Brasil a partir de 5 de março de 2026, conforme determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM). A mudança marca a implantação oficial do At
Um fenômeno digital inusitado — e extremamente perigoso — tem viralizado nas redes sociais nas últimas semanas. Em Recife (PE), um grupo de jovens e influenciadores transformou um esgoto a céu aberto em ponto d
A rede pública de saúde da Bahia passará a disponibilizar, de forma gratuita, medicamentos à base de canabidiol — substância derivada da planta cannabis — inclusive por meio de unidades privadas conveniadas a
A molécula extraída do veneno da caranguejeira Vitalius wacketi, em testes in vitro, foi capaz de combater e matar células cancerígenas da leucemia. O grande diferencial está na ação d
Um novo estudo publicado na revista JAMA revelou uma associação entre o uso de dispositivos intrauterinos ( DIUs ) que liberam levonorgestrel e um aumento no risco de câncer de mama em mulheres. A pes
O Brasil enfrenta um surto de febre Oropouche este ano, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, foram mais de 7 mil casos em 21 estados até 28 de julho. Recentemente, foram confirmadas as duas primeira
Na última sexta-feira (26), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de dois novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da doença falciforme. A partir de agora, a alfa
De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificados 114.809 casos prováveis de Dengue na Bahia até o d