
Os quadrigêmeos Vicente, Bia, Ricardo e Luiza estão no páreo do Enem (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)
“Tem que ser intenso [o estudo] para ser uma vez só”, diz a estudante Luiza Soares Penedo, sobre as cinco horas diárias dedicadas aos estudos, neste ano, para a participação o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste sábado (24) e domingo (25).
Ela e os irmãos, Bia, Ricardo, Vicente, são quadrigêmeos. Aos 17 anos, eles relatam sobre o compromisso com os estudos, mas apontam a importância do lazer. As horas de dedicação para fixarem os assuntos são vistas como suficientes para fazer um boa prova e eles dizem: “estamos preparados”.
Os jovens, naturais de Salvador, começaram a se preparar para o Enem este ano, mas revelam que, em 2014, participaram do exame. “Não é uma prova difícil, é cansativa. A gente tirou em torno de 660, fazendo uma média total dos quatro. Mas com toda essa garra que a gente está tendo este ano vamos subir essa nota”, conta Bia.
O Enem, segundo os irmãos, não atinge apenas o equilíbrio emocional dos jovens, mas também dos pais. “Antes minha mãe mandava a gente estudar, a gente parou e conversou: ‘mãe você precisa parar de pedir para a gente estudar porque nós estamos estudando e quanto mais você pede, mais traz agonia para a gente, atrapalha”, revela Vicente. Já Luiza se mostrou compreensiva e tentou explicar o lado dos pais. “É porque, na verdade, os pais também ficam muito inseguros, tomam as dores dos filhos e minha mãe tem quatro dores para tomar”, brincou.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
No próximo dia 25 de maio, a Faculdade de Ilhéus promoverá uma importante ação institucional com os estudantes do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade. A iniciativa tem como objetivo contribuir par
As Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, mantidas pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI), ampliam sua atuação no cenário educacional internacional, promovendo a mobilidade acadêmica e a integraç
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (13), uma nova lei que restringe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas de todo
Lorenzo Monfardini, de 22 anos, conquistou as redes sociais ao levar um botijão de gás para sua cerimônia de formatura em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Região
Aos 82 anos, Romilda Silva da Conceição, moradora de Feira de Santana, decidiu retomar os estudos no ano passado após criar filhos e netos. Em pouco tempo, sua dedicação já rendeu frutos: ela conquist
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), um projeto de lei que proíbe o uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis por alunos da edu
As faculdades de Ilhéus e Madre Thaís reuniram, em uma só solenidade, no sábado, 14 de setembro, formandos de quatro cursos da área de saúde, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. As instituições
As inscrições de candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024 terminam às 23 horas e 59 minutos desta ne
O Centro Estadual de Educação Professor da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, situado no Assentamento Terra Vista, município de Arataca, sul da Bahia, informa que as matrículas est
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou a Matrícula 2024 nesta segunda-feira (15). O processo é simples e acontece de forma on-line, por meio de qualquer aparelho, a exemplo de tablets e cel