Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

BAHIA REGISTRA 76 OCORRÊNCIAS DA SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 14/07/2015
                       

A Bahia contaO estado destinou 36 leitos para receber exclusivamente pacientes vítimas da síndrome - Foto: Raul Spinassé/ Ag. A TARDE, Data: 11/01/12biliza, atualmente, 76 ocorrências relacionadas à síndrome de Guillain-Barré. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 13, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde.

De acordo com o boletim emitido pelo órgão, no entanto, dos 76 casos, 42 foram confirmados, 25 ainda estão sendo investigados, 4 foram descartados e 5 deles foram resultantes de outros eventos neurológicos.

A Guillain-Barré é uma doença autoimune rara que tem como principais características fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Ela pode surgir após infecções por vários tipos de vírus ou bactérias.

Ainda segundo a Sesab, dos 42 casos confirmados, apenas 26 têm história precedente de dengue, zika ou chikungunya, e não 55 casos, como a Secretaria havia divulgado anteriormente.

Entre 1º janeiro e 6 de julho deste ano foram  45.538 notificações de dengue, 8.906  de chikungunya e 32.873  de zika na Bahia.

Os municípios com ocorrências da síndrome de Guillain-Barré são: Salvador (26), Valença (1) Itabuna (1), Camaçari (2), Ipiaú (1), Serrolândia (1), Tanquinho (1), Jequié (1), Santa Bárbara (1), Conceição de Feira (1), Lauro de Freitas (2), Castro Alves (1), Cândido Sales (1) e, em outros dois casos, os municípios não foram identificados.

Reavaliação

Os novos dados foram obtidos depois de  uma reavaliação dos prontuários e laudos dos pacientes. “Todos os casos ditos anteriormente como confirmados estão sendo novamente estudados para que a informação seja bem precisa”, informou a Sesab.

Também diferentemente do que havia sido anunciado pela Secretaria, a Bahia não registrou morte em decorrência da síndrome.

Projeto de enfrentamento

O estado destinou 36 leitos para receber exclusivamente pacientes vítimas da síndrome. De acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, existe  um projeto de combate e contingência para as epidemias. “Estamos acompanhando de perto o aparecimento de novos casos e bloqueamos leitos em toda a rede hospitalar”.

Segundo ele, um  projeto de enfrentamento foi submetido ao Ministério da Saúde há cerca de 60 dias.  Por meio da assessoria, o Ministério da Saúde informou que “acompanha, junto à Sesab, a investigação dos fatores associados à ocorrência da síndrome”. (A Tarde)

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS