O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), “para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”. Segundo nota divulgada pelo MEC, uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar.
Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies). De acordo com o último balanço divulgado pelo MEC, foram firmados 242 mil novoc contratos. Em relação às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Faltam ainda 296 mil contratos para serem renovados. Ontem (23), o ministro voltou a garantir todas as renovações e, após estudantes relatarem dificuldade em acessar o sistema, disse que a pasta está trabalhando para assegurar o funcionamento do SisFies.
Em relação aos novos contratos, os candidatos devem ter obtido no mínimo 450 pontos na média do Enem e não terem tirado 0 na redação. Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC. Todos serão atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.
O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
No próximo dia 25 de maio, a Faculdade de Ilhéus promoverá uma importante ação institucional com os estudantes do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade. A iniciativa tem como objetivo contribuir par
As Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, mantidas pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI), ampliam sua atuação no cenário educacional internacional, promovendo a mobilidade acadêmica e a integraç
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (13), uma nova lei que restringe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas de todo
Lorenzo Monfardini, de 22 anos, conquistou as redes sociais ao levar um botijão de gás para sua cerimônia de formatura em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Região
Aos 82 anos, Romilda Silva da Conceição, moradora de Feira de Santana, decidiu retomar os estudos no ano passado após criar filhos e netos. Em pouco tempo, sua dedicação já rendeu frutos: ela conquist
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), um projeto de lei que proíbe o uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis por alunos da edu
As faculdades de Ilhéus e Madre Thaís reuniram, em uma só solenidade, no sábado, 14 de setembro, formandos de quatro cursos da área de saúde, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. As instituições
As inscrições de candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024 terminam às 23 horas e 59 minutos desta ne
O Centro Estadual de Educação Professor da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, situado no Assentamento Terra Vista, município de Arataca, sul da Bahia, informa que as matrículas est
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou a Matrícula 2024 nesta segunda-feira (15). O processo é simples e acontece de forma on-line, por meio de qualquer aparelho, a exemplo de tablets e cel