Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

Pau Brasil: Projeto teatro negro no enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 20/09/2017
                       
Imagem Automática abaixo do botão
pau brasil

.

Está sendo realizado pelo Instituto ECOBAHIA em parceria com A Teia dos Povos e a Companhia de Teatro Negro Mário Gusmão, com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Governo do Estado da Bahia, o Projeto Teatro Negro no Enfrentamento ao Racismo e a Intolerância Religiosa, será desenvolvido entre setembro e outubro de 2017, está fomentando a construção de uma peça teatral sobre a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, envolvendo 40 jovens de 3 municípios do Território Litoral Sul, Pau Brasil, Santa Luzia e Arataca.

A formação se dará em 6 encontros, os quais versarão sobre a temática do enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, além de técnicas de produção teatral, sendo que o produto final das oficinas realizadas será uma peça teatral do Teatro Negro, a qual terá ensaios, e apresentações em escolas da rede pública nos 3 municípios abrangidos.

pau brasil

.

O Projeto tem como objetivo difundir a importância do legado da Revolta dos Búzios para as lutas contemporâneas negras e desenvolver oficinas de produção teatral. O público alvo é composto por adolescentes e jovens estudantes da rede pública de ensino, residentes nos municípios de Pau Brasil, Arataca e Santa Luzia, preferencialmente usuários do CRAS e CREAS, militantes de movimentos negros e indígenas, interessados na produção e difusão de conhecimentos sobre o enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa, e da produção cultural da região do Sul da Bahia.

As oficinas estão instrumentalizando de maneira teórica e prática os participantes, trazendo os seguintes componentes: 1) Revolta dos Búzios e as lutas negras contemporâneas; 2) Iniciação Teatral: África que em mim habita; 3) Teatro para a construção e interpretação do texto dramático voltado para o teatro negro; 4) Cenografia para teatro negro; 5) Resistência da voz e do corpo: técnicas vocais e marcação de cenas para o teatro negro; 6) Vestindo o mais belo dos belos: oficina de figurino afroteatro.

pau brasil

.

Após as etapas de formação, as quais garantirão a pré-produção da peça teatral (produto final deste projeto), haverá encontros para ensaio da peça de teatro, a qual, depois de concluída será apresentada, no mês de outubro, em escolas da rede pública de ensino dos 3 (três) municípios abrangidos pelo projeto.

O Projeto teve seu lançamento no último dia 01 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Pau Brasil, e contou com a presença de alunos, autoridades, movimentos sociais e a população em geral, em destaque o vereador Nego Elder, que na oportunidade ratificou seu apoio incondicional a cultura e ao Projeto. *Por Jones Cerqueira Brito

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS