Justiça deverá compartilhar guarda mesmo sem acordo entre os pais.Medida não será adotada se um dos pais não tiver meios ou abrir mãos.
Segundo o Site G1 o plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) projeto que regulamenta a guarda compartilhada. O texto, que altera o Código Civil, segue agora para sanção presidencial.
A proposta estabelece que a Justiça deverá conceder guarda compartilhada aos pais mesmo quando não houver acordo entre eles quanto à guarda do filho. Pela lei atual, a guarda compartilhada é aplicada “sempre que possível”, segundo o texto da lei.
Os senadores aprovaram a proposta em regime de urgência, como veio da Câmara. Houve apenas uma mudança na redação do projeto, que substitui a expressão “tempo de custódia física” por “tempo de convivência”.
De acordo com o senador Jairo Campos (DEM-MT), relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, a legislação atual “dá margem a decisões equivocadas do Judiciário” e está apoiada em um “sistema viciado”.
“[A lei atual] se baseia na guarda unilateral como melhor decisão nos casos de litígio, o que ocorre em 90% das separações. Embora a guarda compartilhada já esteja prevista em lei, hoje apenas 6% das decisões de guarda contemplam a divisão das responsabilidades entre pai e mãe”, destacou Campos.
O texto prevê que o tempo de convivência com os filhos deve ser dividido de forma “equilibrada” entre mãe e pai. Eles serão responsáveis por decidir em conjunto, por exemplo, forma de criação e educação da criança; autorização de viagens ao exterior e mudança de residência para outra cidade. O juiz deverá ainda estabelecer que a local de moradia dos filhos deve ser a cidade que melhor atender aos interesses da criança.
Pelo projeto, a guarda unilateral será concedida apenas quando um dos pais abrir mão do direito ou caso o juiz verifique que o filho não deva permanecer sob a tutela de um dos responsáveis. Neste caso, quem abrir mão da guarda fica obrigado a supervisionar os interesses da criança.
Dezenas de pais acompanharam a sessão no plenário e se comemoraram a aprovação do projeto. O presidente da Associação dos Pais e Mães Separados (Apase), Arnaldino Paulino Neto, classificou como “fantástica” a aprovação da proposta. Segundo ele, a medida vai diminuir os casos de litígio entre os pais e melhorar a vida de crianças e adolescentes.
“Antes você teria que entrar com o processo, discutir, ter dois, três anos de luta judicial. Agora é automático. Separou, o pai é pai, a mãe é mãe, guarda compartilhada, e vão cuidar os dois do filho da forma como combinarem. E se não combinarem, o juiz estabelece como vai ser”, ressaltou Paulino Neto.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Ida do senador aos Estados Unidos após as eleições envolve relatos de participação do governo americano; Trump declarou apoio à entrada do parlamentar. A Casa Branca assumiu a condução direta da oper
Senador foi intimado pela Polícia Federal a entregar os documentos em 24 horas e está proibido de deixar o Brasil. O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF) , determinou o cancelament
Petista vence Flávio Bolsonaro no segundo turno e seguirá na Presidência da República ao lado do vice Geraldo Alckmin. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito presidente da República neste domingo
Pesquisa do instituto Gerp divulgada nesta terça-feira (13) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 55% dos votos válidos no segundo turno da eleição presidencial, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45%
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8) aponta diferença de cinco pontos percentuais; nos votos válidos, os candidatos registram 53% e 47%. A pesquisa PoderData/Aya divulgada nesta quinta-feira, 8 de outubr
União Brasil e PP discutem posição conjunta nesta terça-feira (6); evento com o candidato está previsto para quarta-feira (7), em Brasília. A federação União Progressista, formada por União Brasil
O influenciador e especialista em aviação Lito Sousa morreu aos 59 anos nesta quinta-feira, 1º de outubro de 2026 . A notícia foi comunicada por sua esposa, Mila Seidl, em um vídeo publicado nas redes sociais.
Levantamento divulgado nesta terça-feira (29) mostra Flávio com 47,7% e Lula com 47,6% em uma simulação para a Presidência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonar
Cantor e compositor, Rick marcou a música sertaneja ao lado de Renner com sucessos como “Ela É Demais” e “Cara de Pau”. Rick Sollo, nome artístico de Geraldo Antônio de Carvalho , começou a cant
Destroços da aeronave foram encontrados nesta terça-feira (22) na Serra Catarinense; bombeiros confirmaram cinco mortes e nenhum sobrevivente. O cantor Rick, da dupla sertaneja Rick e Renner, morreu após u