
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 311 votos a 134, o fim do voto obrigatório, previsto no relatório do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) para a PEC da reforma política (PEC 182/07, do Senado).
Assim, manteve-se na Constituição o voto e o alistamento eleitoral obrigatórios para os maiores de 18 anos. Segundo o texto constitucional, continua facultativo o alistamento para os analfabetos, os maiores de 70 anos e aqueles maiores de 16 anos e menores de 18 anos. Em seguida, os deputados debaterão emendas sobre o tempo de mandato eletivo.
Debate
Durante a votação em Plenário, o DEM, o PPS e o PV manifestaram-se a favor do voto facultativo. O PMDB liberou a bancada, enquanto todos os demais partidos defenderam o voto obrigatório.
Apesar de liberar a bancada, o líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), defendeu a faculdade do eleitor de decidir se quer ou não votar. “Mais vale um pleito com eleitores que se mobilizaram e que criam afinidade com um partido, com uma proposta, com um candidato, do que uma massa que vai às urnas obrigada, sem ter formado opinião sobre as propostas e os candidatos”, disse.
Já o líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), disse que é um engano pensar que, com o voto facultativo, não haverá mais compra de voto e currais eleitorais. “É melhor manter o sistema como está, até porque a experiência de outros países que adotam o voto facultativo mostra que há prevalência do poder econômico”, disse Alencar, acrescentando que o voto pode ser comprado, seja obrigatório ou facultativo.
“Diante da maturidade da democracia brasileira, ainda a se consolidar, é melhor manter o sistema como está. Quem não quiser participar das eleições paga a multa irrisória, e a vida segue”, completou.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) também defendeu o voto obrigatório. “A obrigatoriedade do voto significa que este Parlamento quer manter esse direito nas mãos de todos os cidadãos”, disse.
Outros países
Favorável à faculdade do ato de votar, o deputado Sandro Alex (PPS-PR) argumentou que mais de 200 países já adotam o voto facultativo. “Em pouco mais de 20 países o voto é obrigatório, entre os quais o Brasil. Mas por que a legislação obriga a presença do cidadão na urna?”, questionou Alex, lembrando que o alistamento já garante a inscrição do eleitor. “A ausência na urna deve ser uma opção do cidadão.”
A Tarde
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Ida do senador aos Estados Unidos após as eleições envolve relatos de participação do governo americano; Trump declarou apoio à entrada do parlamentar. A Casa Branca assumiu a condução direta da oper
Senador foi intimado pela Polícia Federal a entregar os documentos em 24 horas e está proibido de deixar o Brasil. O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF) , determinou o cancelament
Petista vence Flávio Bolsonaro no segundo turno e seguirá na Presidência da República ao lado do vice Geraldo Alckmin. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito presidente da República neste domingo
Pesquisa do instituto Gerp divulgada nesta terça-feira (13) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 55% dos votos válidos no segundo turno da eleição presidencial, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45%
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8) aponta diferença de cinco pontos percentuais; nos votos válidos, os candidatos registram 53% e 47%. A pesquisa PoderData/Aya divulgada nesta quinta-feira, 8 de outubr
União Brasil e PP discutem posição conjunta nesta terça-feira (6); evento com o candidato está previsto para quarta-feira (7), em Brasília. A federação União Progressista, formada por União Brasil
O influenciador e especialista em aviação Lito Sousa morreu aos 59 anos nesta quinta-feira, 1º de outubro de 2026 . A notícia foi comunicada por sua esposa, Mila Seidl, em um vídeo publicado nas redes sociais.
Levantamento divulgado nesta terça-feira (29) mostra Flávio com 47,7% e Lula com 47,6% em uma simulação para a Presidência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonar
Cantor e compositor, Rick marcou a música sertaneja ao lado de Renner com sucessos como “Ela É Demais” e “Cara de Pau”. Rick Sollo, nome artístico de Geraldo Antônio de Carvalho , começou a cant
Destroços da aeronave foram encontrados nesta terça-feira (22) na Serra Catarinense; bombeiros confirmaram cinco mortes e nenhum sobrevivente. O cantor Rick, da dupla sertaneja Rick e Renner, morreu após u