Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

ChocoSol participa da Expo Cacau 2026 e destaca a força do chocolate da economia solidária

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 29/08/2026
                       

Chocosol valoriza o cacau e a agricultura familiar na expocacau 2026

A ChocoSol – Cooperativa de Empreendimentos Solidários do Cacau e Chocolate do Sul da Bahia, reconhecida como a primeira fábrica de chocolate da economia solidária do Brasil, participou da Expo Cacau 2026, um importante espaço de encontro da cadeia do cacau.

O evento que acontece do dia 25 a 27 de agosto, em Ilhéu, reuniu produtores, cooperativas, empresas, instituições e empreendedores em um ambiente rico em trocas, conexões, conhecimento, negócios e inovação.

Durante a Expo Cacau, a ChocoSol apresentou sua linha de produção de chocolates, mostrando aos visitantes como o cacau produzido pela agricultura familiar pode ser transformado e ganhar valor dentro do próprio território. O público também teve a oportunidade de degustar os chocolates produzidos pela cooperativa.

Veja abaixo, fotos em slides

 

A participação da ChocoSol reafirma seu compromisso com a valorização de quem cultiva o cacau, a agregação de valor à produção e o desenvolvimento sustentável do território, mostrando que o chocolate também pode ser uma ferramenta de inclusão, empreendedorismo e geração de renda no Sul da Bahia.

Para o presidente da ChocoSol, João Geraldo, a participação na ExpoCacau 2026 demonstra que o futuro da cadeia do cacau passa pelo investimento em tecnologia, inovação, qualificação e acesso a crédito, criando condições para que os produtores possam melhorar a qualidade da produção e avançar também na transformação do cacau e de seus derivados.

“A ExpoCacau nos mostrou que existem tecnologias, inovação e diferentes linhas de crédito que podem contribuir para fortalecer a produção de cacau e ampliar a agregação de valor. Mas, para nós, tão importante quanto investir na produção é valorizar quem está no campo. A campanha ‘Valorizar quem cultiva o cacau é promover o trabalho decente’, lançada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo CocoaAction Brasil durante a abertura da ExpoCacau 2026, traz uma mensagem fundamental: não existe uma cadeia do cacau verdadeiramente sustentável sem trabalho decente, respeito, proteção social e valorização dos homens e mulheres que cultivam o cacau. E precisamos olhar também para o futuro, promovendo a sucessão rural e a proteção à infância, garantindo que nossos jovens permaneçam na escola, tenham oportunidades de formação e possam, no futuro, assumir o protagonismo e a liderança no campo, sempre com a garantia de que não haja trabalho infantil.”, destacou João Geraldo.

Fonte: ASCOM/Chocosol

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS