Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

2 de julho: Dia da independência da Bahia; entenda a origem da data

  • Por: Jamilly Rodrigues - 02/07/2024
                       
Imagem Automática abaixo do botão

A independência da Bahia foi resultado de uma série de conflitos que ocorreram após a proclamação da independência do Brasil.

A independência da Bahia ou independência do Brasil na Bahia foi a concretização do processo de independência do Brasil na província da Bahia. Isso aconteceu por conta dos conflitos travados contra as tropas coloniais portuguesas, concluindo-se em 2 de julho de 1823, quando a cidade de Salvador foi capturada.

A província da Bahia nutria uma enorme insatisfação com Portugal, e essa insatisfação se ampliou quando Madeira de Melo assumiu o comando das tropas locais. A metrópole havia ampliado o controle sobre a Bahia, fazendo com que os conflitos se iniciassem em fevereiro de 1822. Cidades do interior da Bahia, como Cachoeira, tiveram grande importância nesse evento.

Resumo sobre a independência da Bahia

  • A independência da Bahia é como conhecemos a independência do Brasil na Bahia.
  • A Bahia era uma província bastante insatisfeita com a metrópole, inclusive sediando a Conjuração Baiana, em 1798.
  • A insatisfação da Bahia com Portugal se ampliou com a nomeação de Madeira de Melo para comandar as tropas locais e com a Revolução Liberal do Porto.
  • Os conflitos se iniciaram antes mesmo da declaração da independência do Brasil, em fevereiro de 1822.
  • A independência da Bahia se concretizou quando Salvador foi conquistada pelos colonos defensores da independência, em 2 de julho de 1823.

Saiba mais sobre a Independência da Bahia: CLIQUE AQUI

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS