Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

549 kilos de lixo foram retirados de Praia de Ilhéus

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 18/09/2023
                       
Imagem Automática abaixo do botão

Foto: Reprodução GAP

O convite foi feito durante todo o mês de setembro e 250 voluntários compareceram neste último sábado, dia 16, na Praia da Avenida. Um dos líderes do Dia Mundial de Limpeza em Ilhéus foi o Grupo de Amigos da Praia. A ação se iniciou com uma aula de alongamento e café da manhã natural com itens da agricultura familiar.

O Caminho do Mar inaugura mais uma trilha para os banhistas na Praia da Avenida em Ilhéus, era uma reinvindicação antiga dos moradores afirma Dávila Maria, diretora executiva do GAP, e completa a agrônoma: “O GAP nasceu na praia da avenida, é sediado nesta praia, e a maioria de seus fundadores moram nela e nos arredores, é nosso xodó. Desde 2018 já fizemos mutirões do Porto ao Cristo e ter mais um acesso é fundamental; os pescadores e moradores já caminhavam por ali, instalamos placas educativas e quanto mais a comunidade desfrutar desta praia linda, mais cuidará deste patrimônio natural.”

40 minutos depois, os resultados do Mutirão de Limpeza na Praia da Avenida Soares Lopes, foram impressionantes, totalizou-se 549 kilos de lixo, sendo a maioria pneus, plástico e microplástico. Resíduo perigoso para a vida marinha e que afeta principalmente a produção pesqueira.

Este ano, uma novidade, o concurso de plogging, que é este esporte de correr e catar lixo em ambiente urbano, 3 pessoas arrecadaram juntas 100 kilos, a dedicação dos ganhadores foi admirável.

Para estimular a educação ambiental com as crianças, o professor e técnico de Surf Gabriel Macedo promoveu uma aula de surf. Surfistinhas que amaram desfrutar de uma praia limpa por suas próprias mãos, já que pais e filhos estavam ativos na limpeza da área. O projeto GAP Surf visa estimular o contato das crianças com esportes do mar, fomentando o bem-estar físico e a cidadania.

Houve mutirões com outros pontos da cidade, em Olivença com o Instituto Marola, na Zona Norte com o Instituto Global Brasil, na Lagoa Encantada com Associação de Moradores, e nas Praias do Sul com a equipe da FG Soluções de Limpeza.

Quem é o GAP ?

ONG que atua desde 2018 com conservação da paisagem costeira e sua biodiversidade. Hoje tem 13 projetos permanentes, que perpassam pela defesa do meio-ambiente, emergência e pós-emergência climática e humanitária, esportes para cidadania, gestão eficiente de resíduos sólidos e compostagem.

.

LEIA TAMBÉM: Presidente Lula sanciona auxílio-moradia para mulheres vítimas de violência doméstica

Siga  nossa página no Instagram e Facebook e fique por dentro das notícias! Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS