
Foto: Reprodução/Youtube
Um policial militar ameaçou outro com uma arma por volta das 14h30 desta sexta-feira (4) na esquina entre as ruas Santa Ifigênia e Timbiras, no centro de São Paulo. Vídeos gravados por celular mostram o desentendimento entre os dois PMs fardados diante da uma multidão.
A corporação afirmou que o PM agressor, que é soldado, foi preso em flagrante pelo crime de ameaça e violência contra superior, que é cabo, qualificada pelo uso de arma de fogo. O suspeito foi encaminhado do presídio militar Romão Gomes, na zona norte da capital paulista. Já o cabo, segundo a corporação, foi retirado de serviço.
Segundo as imagens, um PM aponta a pistola calibre ponto 40 em direção à face do colega de farda, enquanto discute com ele. Não é possível ouvir o que ambos conversam. O motivo para o desentendimento é apurado pela Polícia Militar.
Após alguns segundos, ainda de acordo com as imagens, o PM que é ameaçado tenta desarmar o outro policial, que consegue se esquivar, indo para o meio da rua Timbiras. Na sequência, o agente ameaçado sai de perto do agressor, que ainda fala com o outro PM, mantendo a arma de fogo em punho. Em seguida, o agressor caminha calmamente ao local onde a briga teve início.
Outras imagens mostram o policial agressor caminhando, sendo acompanhado por outros três PMs. Ao menos dois policiais militares acompanharam o início da confusão.
A briga entre os agentes gerou aglomeração no centro comercial. A PM não informou qual batalhão presta serviço àquela região, famosa pelas lojas de equipamentos eletrônicos.
O ouvidor das polícias, Elizeu Soares Lopes, afirmou à reportagem que policiais andam armados para defender a população e “não para participar de uma briga de rua, muito menos com um colega de farda.”
“Já determinei a instauração de um procedimento na Ouvidoria para acompanhar o caso. Espero que o policial seja punido. Mas, acima de tudo, que este caso sirva de exemplo para que situações como essa nunca mais voltem a ocorrer”, afirmou.
Rafael Alcadipani, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, diz que “é inaceitável e inconcebível” um policial apontar a arma para outro. “Por outro lado, isso indica uma polícia que está adoecendo. Precisamos cuidar da saúde mental desses policiais”, afirmou.
Confira o vídeo abaixo.
Leia nota da PM na íntegra:
“A Polícia Militar esclarece que classifica como gravíssima e repulsiva a ocorrência do início da tarde desta sexta-feira (4), na região de Santa Ifigênia, no centro da Capital, onde um policial ameaça outro com arma em punho, em via pública. A atitude viola frontalmente os valores fundamentais da Instituição, especialmente a disciplina, a hierarquia, o profissionalismo, a honra e a dignidade humana, exigindo assim punições severas, na medida de sua gravidade.
Por se tratar de crime militar, todas as circunstâncias em que os fatos se deram estão sendo apuradas pela autoridade competente, em sede de polícia judiciária militar. O autor da ameaça foi preso em flagrante delito pelo crime de ameaça (artigo 223 do Código Penal Militar) e violência contra superior qualificada pelo uso de arma (artigo 157 do Código Penal Militar) e será conduzido ao Presídio Militar Romão Gomes.”
Do BN
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Aroldo Ferreira, proprietário da empresa Ferreira Terraplanagem , emocionou a internet ao presentear seu colaborador Fernando com uma moto nova como forma de reconhecimento pelos dois anos de dedicação e excel
Na manhã desta sexta-feira, 5 de dezembro, a Polícia Militar do 8º BPM realizou uma ação de grande impacto no distrito de Barrolândia, em Belmonte, no sul da Bahia, que resultou na apreensão de quatro a
O que parecia ser apenas um dia comum para comprar o enxoval do bebê terminou em um momento inesquecível e inesperado no Centro do Recife . Uma mulher de 28 anos, identificada como Pábada Regina Ferreira de Lima
O decano do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, deu liminar, nesta quarta-feira (3) para que apenas a PGR (Procuradoria-Geral da República) possa pedir o impeachment de ministros da Corte. A decisão s
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º/12), a resolução que muda o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigat
A Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental-CIPPA Porto Seguro, com apoio da Rondesp, realizou uma megaoperação entre as madrugadas dos dias 28 e 29 pa
O motorista responsável por atropelar e arrastar sua ex-companheira por mais de 1 km na Marginal Tietê, em São Paulo, foi preso na noite de domingo (30). Douglas Alves da Silva, de 26 anos, entrou em confronto com
A Justiça Federal determinou, na noite desta sexta-feira (28), a soltura do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A decisão foi proferida pela desembargadora Solange Salgado, do Tribunal Region
Na manhã desta quarta-feira (26), por volta das 10h, a Guarnição do PETO da 71ª CIPM realizava rondas preventivas no bairro Jardim Burundanga, em Canavieiras, quando identificou um indivíduo conduzindo um
Na tarde desta segunda-feira (24), a atuação eficaz da Guarnição da Sede da 71ª CIPM resultou na identificação de irregularidades em uma motocicleta durante a análise documental para devolução ao suposto p