Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

HOMENS TAMBÉM DEVEM FICAR ATENTOS AO CÂNCER DE MAMA

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 16/10/2014
                       
Imagem Automática abaixo do botão

Em pleno outubro rosa, vale destacar a importância do diagnóstico precoce dessa doença também entre os indivíduos do sexo masculino. O tratamento é parecido com o das mulheres

O câncer de mama nos homens costuma ser confundido com ginecomastia

O câncer de mama é uma doença rara no sexo masculino. Para cada 100 mulheres que adquirem a doença, apenas um homem é diagnosticado com a enfermidade, geralmente em estágio mais avançado. Ela está fortemente ligada a fatores genéticos e sempre que se faz o diagnóstico, é importante a realização de aconselhamento genético e pesquisa de mutação do gene BRCA (causador do câncer de mama).

A idade em que costumam aparecer os sintomas nos homens é dos 65 aos 70 anos, cerca de 10 a 15 anos mais tarde do que nas mulheres. Na maioria das vezes, surge como uma massa endurecida na região do mamilo, e é erroneamente diagnosticada como ginecomastia. A realização de mamografia e a bióspia da lesão é indicada quando há suspeita da doença. Os fatores de risco são os mesmos das mulheres, como sedentarismo, obesidade, tabagismo, etilismo e fatores genético.

“Há também condições específicas do homem que favorecem o aparecimento do câncer de mama, como criptorquidia (testículos na cavidade abdominal), ginecomastia (geralmente secundária ao uso de medicamentos), doenças do fígado (cirrose ou esquistossomose) e síndrome de Klinefelter, um distúrbio genético raro no qual ocorre feminilização dos caracteres sexuais masculinos”, explica o oncologista Ellias Abreu, da Oncomed, de Belo Horizonte.

O tratamento do câncer de mama masculino geralmente segue os mesmos princípios usados com as pacientes mulheres. A cirurgia ainda é a principal ferramenta terapêutica, associada ou não à quimioterapia e à radioterapia.

Fonte:Correioweb

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS