Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

HISTÓRIA DA GUARDA CIVIL DO MUNICÍPIO DE UNA-BAHIA

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 16/07/2014
                       
Imagem Automática abaixo do botão
Conheça a evolução da Guarda Civil Municipal de Una

No ano de 1932, no Governo do Sr. Manoel Pereira de Almeida “Dr. Almeida”, o GCM Francisco Cesário da Silva “Chico Cesário”, foi o primeiro Guarda Civil Municipal de Una. Na sua época ele usava como meio de locomoção para fazer Ronda Ostensiva, o animal da raça “Mula”, por nome “ITAUNA”.

Passando pelo Governo de Liberalino em 1963, o GCM Chico Cesário aposentou em 1967. Vale lembrar que Chico Cesário era pai da GCM  Cacilandia; Jorge e Osteval da Ceplac, e avô dos GCMs  Alex e Kiko.

De 1968 até 1985 a Guarda Municipal deixou de existir. Já no ano de 1989 a 1992 no Governo do Sr. Manoel Bispo dos Santos “Mané dentista” a Guarda Municipal voltou as suas atividades sob o comando do Sr. Anésio “Ferreiro”. Sem registro de fotos.

 Governo: Zé Pretinho
















Governo:  Zé pretinho, Guarda  Municipal regulamentada com lei.

De 1993 até 2003, mais uma vez a Guarda Municipal deixou de existir. 

Só foi reativada a partir do ano de 2004 no Governo do Sr. José Bispo dos Santos “Zé pretinho”, quando a  corporação da Guarda Municipal de Una,  veio a ser reconhecida por toda população unense, sob o comando de  Romualdo, quando no ano de 2006 “Zé pretinho” enviou para Câmara de vereadores o projeto de lei para criação da Guarda Municipal de acordo com o Art. 144 da Constituição Federal.

Governo:Dejair, com viatura 


Governo: Dejair
No Governo Dejair  Birchinera Guarda Municipal foi contemplada com 1 viatura, dando continuidade as suas obrigações de Ronda Ostensiva , sob o comando de Hermenegidio “Jó” , que contribuiu muito pelo crescimento da corporação.

 Governo: Diane, Curso de Armamento e Tiro


























Governo:Diane, Teste Psicológico 


Nesse Governo atual da prefeita Diane, sob o comando do SGT da  PM  Euzenito Santos Varjão e o coordenador Valdir, ambos tem se empenhado o máximo para ver a corporação mais fortalecida e preparada exercendo a função de agentes de segurança pública. 

Nesse ano de 2014, os agentes estão passando por um curso de capacitação de armamento e tiro com instrutor da CIPE Sgto Cardoso PM e Psicóloga credenciada na Polícia Federal.

O SGT da PM Euzenito Santos Varjão, no comando da Guarda municipal, está sendo importantíssimo pela sua experiência de ter trabalhado vários anos na corporação da Polícia Militar da Bahia.  



Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS