Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

DEPUTADO AUGUSTO CASTRO PARABENIZA SANTA CASA DE ITABUNA PELOS 97 ANOS

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 28/01/2014
                       
Imagem Automática abaixo do botão
O deputado Augusto Castro (PSDB) apresentou Moção de Aplauso à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna pelos 97 anos de atividade, parabenizando a instituição beneficente pelos serviços prestados a várias municípios do Sul da Bahia através dos seus três hospitais – Calixto Midlej Filo, Manoel Novaes e São Lucas.

Em sua moção o parlamentar conta que o marco inicial da Santa Casa da Misericórdia de Itabuna é 28 de janeiro de 1917, quando tomou posse a primeira provedoria, tendo como primeiro provedor monsenhor Moysés Gonçalves do Couto. As unidades idealizadas ( um hospital e um cemitério) foram surgindo em benefício de Itabuna. Em 07/09/1922 foi inaugurado o Hospital Santa Cruz (hoje Calixto Midlej Filho) e três anos depois o Cemitério Campo Santo. Em 29/06/1953 o Hospital Manoel Novaes foi incorporado ao seu patrimônio. E por último, em 1993, o Plano Próprio de Saúde como forma de agregação de receita. O provedor Eric Ettinger, que foi reeleito para um segundo mandato consecutivo (2014-2015), também foi lembrado na homenagem do deputado Augusto Castro.


A moção ressalta, ainda, os serviços prestados pela SCMI através dos seus três hospitais – Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas: Oncologia, Nefrologia e Transplante Renal, Centro de Imagem, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Anatomia, Patologia e Citologia, Centro de Hemoterapia, Ressonância Nuclear Magnética, Centro e Tratamento Intensivo (CTI), Banco de Leite Humano, Serviço de Endoscopia e Serviço de Emergência.

O deputado parabenizou a Santa Casa de Itabuna por ser responsável, ao longo dos seus 97 anos de atividade, por milhares de nascimentos realizados no Hospital Manoel Novaes e da atenção prestadas às mulheres e crianças, inclusive através do Banco de Leite Humano. “Nos hospitais Calixto Midlej Filho e São Lucas homens e mulheres adultos de toda a região tem recebido assistência em diversas áreas e a Santa Casa ainda oferece a possibilidade de saúde suplementar através do Plansul, plano de saúde da própria instituição criado em 1993”, acrescenta Augusto Castro.


verdinhoitabuna

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS