Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

ÁGUIA BRANCA DESCARTA POSSIBILIDADE DE MOTORISTA TER DORMIDO AO VOLANTE

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 15/05/2013
                       
Imagem Automática abaixo do botão

Postagem: pimenta

Acidente provocou a morte de dez pessoas (Foto Ronildo Brito/T. News).

Acidente provocou a morte de dez pessoas (Foto Ronildo Brito/T. News).

A Viação Águia Branca emitiu nota na qual descarta “inicialmente” a possibilidade do motorista da linha Vitória (ES) – Itamaraju (BA) ter dormido ao volante e provocado o acidente em que próprio motorista e oito passageiros morreram, hoje, no quilômetro 895 da BR-101, próximo a Teixeira de Freitas. Outro passageiro morreu já no hospital municipal de Teixeira de Freitas. O motorista tinha três anos de empresa e foi identificado como Maurício de Souza.

A Águia Branca ainda “descarta a possibilidade de excesso de velocidade, em razão do sistema de telemetria e GPS presentes em todos os veículos da Águia Branca”. Segundo informações preliminares, o motorista pode ter errado o movimento de frenagem ou deixado de frear.

“A empresa lamenta a morte de seu funcionário e dos passageiros e informa que está prestando toda a assistência aos familiares e vítimas do acidente em atendimento no hospital”. Confira a íntegra da nota no “leia mais”.


A Viação Águia Branca informa que o ônibus acidentado no quilômetro 896 da BR 101, próximo ao município de Teixeira de Freitas, na Bahia, nesta madrugada, por volta das 5h20, saiu da rodoviária de Vitória às 23 horas, com 27 passageiros com destino a Itamaraju. No município de Linhares (ES) foram embarcados outros 4 passageiros e 2 desembarcaram no município de São Mateus (ES).

Uma equipe da Viação Águia Branca foi imediatamente ao local prestar apoio às vítimas, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, e confirmaram nove mortos – sendo seis mulheres e três homens, entre eles o motorista. Vinte pessoas foram hospitalizadas no Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Dessas, uma faleceu e 20 permanecem internadas. Além desses passageiros adultos, existe também internada uma criança de 2 anos. A informação do hospital é de que ela se encontra fora de perigo.

Inicialmente, a empresa descarta a possibilidade de excesso de velocidade, em razão do sistema de telemetria e GPS presentes em todos os veículos da Águia Branca. Com o sistema, a empresa monitora a condução dos ônibus dentro do limite de velocidade considerado seguro para cada trecho do percurso.

A Viação Águia Branca também descarta inicialmente a possibilidade de que o motorista, Maurício de Souza, de 34 anos, tenha dormido ao volante. O motorista era acompanhado pelo programa da empresa chamado Medicina do Sono, que monitora a alimentação, saúde e qualidade do sono dos seus motoristas. O programa é conduzido por especialistas que orientam as diferentes atividades e o funcionamento das salas de estimulação existentes em pontos da estrada, em cada uma das rotas.

O motorista passou pelo teste de vigília e bafômetro, antes de sair com o ônibus da garagem da empresa, às 22h10. No teste de vigília, ele precisa ligar pontos dentro de um tempo padrão. O resultado garante que esteja alerta para iniciar a viagem.

Às 2h50, o motorista esteve na sala de estimulação no município de São Mateus, onde permaneceu por 15 minutos submetendo-se à estimulação física e luminosa. Nesta parada o motorista também tem a sua alimentação balanceada e controlada, como parte do programa Medicina do Sono.

A empresa lamenta a morte de seu funcionário e dos passageiros e informa que está prestando toda a assistência aos familiares e vítimas do acidente em atendimento no hospital.

O ônibus acidentado tem a placa ODF 8294, fabricado em 2011, modelo 2012, possui ocupação máxima de 46 lugares, teve sua última inspeção de rotina em 14 de maio, sem o registro de qualquer problema técnico.

A Viação Águia Branca registrou em 2012 mais de 64 milhões de quilômetros rodados com seus mais de 600 ônibus em diferentes rotas no país. Foram transportados mais de 10 milhões de passageiros em mais de 170 mil viagens, com o registro de apenas um acidente grave nesse período.

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS