Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

JOAQUIM BARBOSA E DILMA ESTÃO EM LISTA DOS 100 IBEROAMERICANOS DE 2012

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 23/12/2012
                       
RIO – Quatro brasileiros figuram na lista de 100 personalidades iberoamericanas de maior destaque em 2012, divulgada neste domingo pelo jornal espanhol “El País”. Na categoria “líderes”, são três: a presidente da República Dilma Rousseff, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, e a major Pricilla de Oliveira Azevedo, que comandou uma UPP e expulsou o tráfico de drogas do Morro Dona Marta. Já na categoria “políticos”, está a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster.
Segundo o jornal, Dilma desfrutou de “prestígio internacional” no ano de 2012.
“A presidente Rousseff goza de altíssimos índices de popularidade em seu país e, internacionalmente, seu prestígio não poderia ser melhor”.
De acordo com a descrição do “El País”, junto com Angela Merkel e Hillary Clinton, Dilma aparece em todas as listas de mulheres mais poderosas e admiradas do mundo.
“Em compensação, o Brasil agora aparece com igual regularidade nas listas de países emergentes cujos problemas surpreendem e preocupam”, ressalta o jornal, citando o crescimento “anêmico” de 2012, os escândalos de corrupção, a demora na exploração do Pré-Sal, a explosão da criminalidade, e o preocupante quadro das obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas.
Já o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, é descrito como o “juiz que marcou o antes e o depois na atribulada história da Justiça brasileira”. Segundo o jornal, Barbosa não se intimidou em condenar importantes e poderosas figuras do PT no julgamento do mensalão.
“Sua história de superação e seu profundo senso de justiça servem hoje de inspiração às novas gerações de brasileiros”, diz o texto que exalta Joaquim, ressaltando sua difícil trajetória de vida, e lembrando que sua mãe era uma faxineira.
Já a major Pricilla de Oliveira Azevedo é qualificada como a “primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)”. A policial, entretanto, é chamada de forma equivocada pelo periódico de “Patrícia de Oliveira Azevedo”.
Pricilla é apresentada como uma “comandante de 120 policiais”, com treinamento de técnicas militares em Israel.
“Sua coragem, demonstrada já em 2007 quando foi sequestrada por dois traficantes e conseguiu escapar deles três vezes, é quase um mito”
Na categoria “políticos”, Maria das Graças Foster é saudada como “a primeira mulher” a comandar a quinta maior empresa do setor de energia do mundo, a Petrobrás.
A descrição de sua atuação na estatal, no jornal, é assinada por Dilma. A presidente afirma que trabalharam juntas no Ministério de Minas e Energia, onde sua “enorme dedicação”, seu “conhecimento do setor” e seu “espírito público” se sobressaíram.
FONTE:http://br.noticias.yahoo.com

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS