Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

A GUARDA CIVIL DE GUARUJÁ USARÁ ARMAS DE FOGO NO ANO QUE VEM

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 06/12/2012
                       
Imagem Automática abaixo do botão


Guardas passarão por treinamento com a PF


A Guarda Civil Municipal de Guarujá se prepara para um upgrade a partir do próximo ano. Além de um concurso que aumentará o efetivo, os guardas passarão a utilizar armas de fogo e pistolas de condutividade elétrica. E com a aprovação da lei que permite a Atividade Delegada nos municípios, a expectativa é ampliar as operações que necessitam da participação da Polícia Militar na Cidade.

Paralelamente, a Guarda Municipal dá andamento ao seu projeto de Governança Local, com ações que contam com recursos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública em Cidadania (Pronasci). O Município recebeu R$ 1,250 milhão para adquirir novos equipamentos e veículos. Além disso, contratou uma consultoria para fazer um mapeamento sobre segurança na Cidade. Desse estudo, para o qual a sociedade será ouvida, resultará um Plano Municipal de Segurança.

Armas de fogo
Já as armas de fogo devem demorar um pouco mais. A expectativa é que a parte prática do projeto comece depois do Carnaval. “Esse treinamento será criterioso e rigoroso”.
Para isso, um convênio está sendo firmado com a Polícia Federal, que treinará a Guarda. Será realizado um exame psicológico nos guardas civis, depois um treinamento de tiro com carga horária entre 80 e 100 horas. “Dependemos da Polícia Federal para dar andamento. Mas acredito que no primeiro semestre os guardas já estejam utilizando as armas”.
Segundo o coronel, eles utilizarão tanto o taser como as armas de fogo. “Cada um é utilizado em uma situação diferente.”
Concurso
Para 2013 também está previsto um concurso público, que está em estudo. “Para mim, o ideal é que um grupo de policiais seja chamado anualmente, para termos sempre uma Guarda oxigenada. Mas ainda está sendo definido qual deve ser o efetivo fixo”. Atualmente a Prefeitura conta com 298 guardas civis.
FONTE:http://gcmcarlinhossilva.blogspot.com.br

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS