A presidente Dilma Rousseff decidiu neste sábado afastar do cargo os representantes do Ministério dos Transportes envolvidos em denúncia apontada em matéria de VEJA desta semana. A reportagem revela um esquema de pagamento de propina para caciques do PR, Partido da República, em troca de contratos de obras.
Dilma conversou com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, neste sábado e acertou o afastamento dos envolvidos. São eles: Mauro Barbosa da Silva, chefe de gabinete do ministro; Luís Tito Bonvini, assessor do gabinete do ministro; Luís Antônio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec.
O desligamento dos funcionários será formalizado a partir da próxima segunda-feira, pela Casa Civil.
“Para garantir o pleno andamento da apuração e a efetiva comprovação dos fatos imputados aos dirigentes do órgão, os servidores citados pela reportagem serão afastados de seus cargos, em caráter preventivo e até a conclusão das investigações”, diz o Ministério dos Transportes, em nota.
Senadores da oposição ouvidos por VEJA neste sábado haviam exigido uma postura mais firme da presidente Dilma sobre ao caso. Por enquanto, Nascimento continuará à frente do cargo. O ministro disse que vai instaurar uma sindicância interna para apurar “rápida e rigorosamente” o envolvimento de dirigentes da pasta e seus órgãos vinculados nos fatos mencionados pela revista.
“Além de mobilizar os órgãos de assessoramento jurídico e controle interno do Ministério dos Transportes, o ministro decidiu pedir a participação da Controladoria-Geral da União (CGU). As providências administrativas para o início do procedimento apuratório serão formalizadas a partir da próxima segunda-feira”, diz a nota.
O ministro rechaçou qualquer ilação ou relato de que tenha autorizado, endossado ou sido conivente com a prática de quaisquer ato político-partidário envolvendo ações e projetos do Ministério dos Transportes.
Caso – A edição de VEJA mostra que, no último dia 24, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com integrantes da cúpula do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto para reclamar das irregularidades na pasta. Ao lado das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e MÍriam Belchior (Planejamento), ela se queixou dos aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias, criticou o descontrole nos aditivos realizados em contratos firmados com empreiteiras e mandou suspender o início de novos projetos. Dilma disse que o Ministério dos Transportes está sem controle, que as obras estão com os preços “inflados” e anunciou uma intervenção na pasta comandada pelo PR — que cobra 4% de propina das empresas prestadoras de serviços.
A presidente também cobrou explicações sobre a explosão de valores dos empreendimentos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na nota, o ministro Alfredo Nascimento disse que desde janeiro vem tomando as providências para redução dos custos de obras.
“Tal preocupação atende não apenas a necessidade de efetivo controle sobre os dispêndios do ministério, mas também a determinação de acompanhar as diretrizes orçamentárias do governo como um todo. Característica de sua passagem pelo governo federal em gestões anteriores e, obedecendo à sua postura como homem público, Alfredo Nascimento atua em permanente alinhamento à orientação emanada pela presidente”.
Reunião – Com planilhas e documentos sobre a mesa, Dilma elevou o tom no encontro com representantes da pasta: “O Ministério dos Transportes está descontrolado”. A presidente chamou de “abusiva”, por exemplo, a elevação do orçamento de obras em ferrovias, que passou de 11,9 bilhões de reais, em março de 2010, para 16,4 bilhões neste mês — salto de 38% em pouco mais de um ano. Dilma também se irritou em especial com a Valec, estatal que cuida da malha ferroviária, e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas rodovias.
O secretário-executivo do ministério, Paulo Sérgio Passos, o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, e o diretor de Engenharia da Valec, Luiz Carlos Machado de Oliveira, também estavam na reunião em que Dilma mais falou do que ouviu.
“Vocês ficam insuflando o valor das obras. Não há orçamento fiscal que resista aos aumentos propostos pelo Ministério dos Transportes. Eu teria de dobrar a carga tributária do país para dar conta”, disse Dilma, quando a reunião caminhava para o fim. Ela deu o diagnóstico: “Vocês precisam de babá. E terão três a partir de agora: a Míriam, a Gleisi e eu”.
Nas últimas semanas, VEJA conversou com parlamentares, assessores presidenciais, policiais e empresários, consultores e empreiteiros. Ouviu deles a confirmação de que o PR cobra propina de seus fornecedores em troca de sucesso em licitações, dá garantia de superfaturamento de preços e fecha os olhos aos aditivos, alvo da ira da presidente na reunião do dia 24.
O esquema seria encabeçado pelo deputado Valdemar Costa Neto, que em 2005 foi obrigado a renunciar a uma cadeira na Câmara abatido pelo escândalo do mensalão. E também pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que aliás faltou ao encontro com Dilma alegando “compromissos pessoais”.
Fonte: Veja
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
No coração do Distrito da Colônia de Una, um símbolo de tradição e paixão esportiva completa 39 anos de história nesta segunda-feira, dia 27 de novembro. Fundado em 1984, o Juventude Esporte Clube (JEC) ergu
Com objetivo de valorizar os músicos do município de Una, o Prefeito Tiago de Dejair, assinou nesta quarta-feira (28), contratos de artistas para futura e eventual contratação de prestação de serviços artístic
Uma manhã de muitas homenagens, assim aconteceu a Sessão Solene com a entrega de Títulos de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Vereadores de Una, na manhã desta terça-feira (02/05). Durante a cerimôn
O Dia Mundial do Rádio é comemorado nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro. A comemoração lembra a criação da rádio das Nações Unidas, em 1946. Portanto, a data foi uma escolha natural para celebrar o ve
Nesta segunda-feira (31), é celebrado o Dia da Reforma Protestante . Foi em 31 de outubro de 1517 que Martinho Lutero pregou as teses que abalaram a Igreja Católica e dividiram o cristianismo. Em virtude
LEIA TAMBÉM: Vídeo: Prefeito Tiago anuncia mais uma obra pronta no bairro Marcel Ganem em Una Veja mais notícias no UNA NEWS Siga a nossa página no Instagram https://www.instagr
Continua subindo o índice de pessoas contaminadas pelo Covid-19 no Município de Una , nesta início de 2022. De acordo com informações da Prefeitura de Una através da Vigilância Epidemiológica, o Boleti
O empresário Sidnei Pacheco, conhecido popularmente como “Sarampo”, de 58 anos, foi sepultado na manhã deste domingo (19), na cidade de Santa Luzia. O velório foi realizado no plenário da Câmara Munici
Renata agradece ao Una News e a todos os internautas que compartilharam a matéria Após reportagem veiculada no site de notícias Una News , família de São Paulo conseguiu localizar parentes em Una que n
. . Do Bom Pastor a seus pastores Não laveis as mãos por minhas amadas ovelhas. Defendei-as, corajosamente, do lobo devorador. Apascentai-as onde o pasto mais verdeja. Orgulhai-vos do singelo títu