Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Fiscalização, GM e Defesa Civil promovem operação cerol no Parque Ecológico

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 15/07/2011
                       
Foto Ilustrativa

GUARDA MUNICIPAL DE INDAIATUBA-SP

Na segunda (11) e terça-feira (12), por meio de uma parceria entre a Fiscalização, a Guarda Municipal e a Defesa Civil foi realizada a Operação Cerol. Nessas primeiras ações foram orientados 10 adolescentes que utilizavam cerol em suas linhas de pipa e estavam no Parque Ecológico. 
Eles receberam cartilhas educativas que alertam para os perigos do uso da linha cortante. O grupo possui novas ações agendadas. Os profissionais orientam para que o cerol e linha chilena não sejam utilizados porque os usuários serão encaminhados para a delegacia. A iniciativa segue a lei estadual 12.192 de 6 de janeiro de 2006. Conforme o fato e entendimento da autoridade policial, os autores podem ser enquadrados do artigo 132 do código penal por “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”. A pena varia de três meses a um ano. 
A multa para o infrator é de 10 Ufesp’s (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo). Cada Ufesp vale R$ 17,45, assim a multa é de 174,50. No caso de ele ser pego novamente, ela dobra. Se for menor de idade, o valor deve ser pago pelos pais ou responsáveis. No caso de ser encontrado comércio que vende linha com cerol ou linha chilena ele além de ter a mercadoria apreendida recebe multa de 50 Ufesp’s (R$ 872,50). Na reincidência a multa dobra. As medidas estão previstas na lei 5.657 de 28 de outubro de 2009. 
No caso de menores, os pais e responsáveis serão acionados e multados. As denúncias sobre cerol podem ser feitas para Guarda Municipal 153. 
Os integrantes da equipe ressaltaram a importância dos pais ficarem atentos para que os jovens não utilizem as linhas cortantes porque elas podem causar lesões graves e até a morte. 
FONTE:/www.indaiatuba.sp.gov.br

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS