
.
Sindspuc Canavieiras critica decisão da gestão municipal sobre cálculo do adicional de insalubridade e cobra cumprimento de compromissos assumidos com os servidores públicos.
Na sessão da Câmara de Vereadores de Canavieiras realizada nesta terça-feira, 12 de maio, foi lido um ofício encaminhado pelo Sindspuc Canavieiras solicitando espaço para que um representante da entidade pudesse apresentar demandas dos servidores públicos municipais.

“Sindspuc Canavieiras cobra suspensão de portaria e denuncia perdas salariais de servidores da saúde.”
Após aprovação dos vereadores, o presidente do sindicato, Dario Brito, utilizou a tribuna para saudar os parlamentares, agradecer a presença da diretoria sindical e dos servidores presentes, além de destacar preocupações da categoria diante de medidas adotadas pela gestão municipal. Confira a fala do presidente na íntegra. (CLIQUE AQUI)
Entre os principais pontos abordados, o sindicato criticou uma portaria da Prefeitura de Canavieiras que altera os cálculos do adicional de insalubridade dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o Sindspuc, a medida representa mais um “presente de grego” aos servidores públicos do município.
De acordo com o presidente da entidade, anteriormente já havia tentativa de modificar pontos relacionados ao Plano da Educação, e agora a categoria questiona administrativamente e juridicamente a nova portaria sobre a insalubridade, especialmente durante a Semana da Enfermagem.
O sindicato argumenta que a Lei Municipal nº 1.144/2018, em seu artigo 26, inciso III, estabelece de forma clara que o cálculo da insalubridade deve ser realizado sobre a remuneração dos servidores. No entanto, a gestão municipal alega que os cálculos estão sendo feitos com base no salário mínimo devido à ausência de legislação específica no município.
Diante da situação, o Sindspuc informou que protocolou ofício solicitando a suspensão imediata da portaria e a devolução dos valores retirados dos contracheques dos servidores, considerados ilegais pela entidade sindical.
Outro tema destacado foi o não cumprimento do enquadramento dos servidores públicos referente ao ano de 2025. Segundo o sindicato, a gestão municipal alegou dificuldades financeiras para realizar os ajustes salariais, assumindo o compromisso de efetuar os enquadramentos em maio de 2026.
O presidente do sindicato afirmou ainda que a entidade buscará uma reunião com a Prefeitura de Canavieiras para cobrar o cumprimento do acordo firmado com os servidores.
“Nenhum direito a menos. O Sindspuc Canavieiras segue firme nas lutas em defesa dos servidores públicos”, declarou Dario Brito.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Polícia Militar da Bahia realiza três importantes ações nas rodovias da região de Itabuna e reforça a segurança com apreensões de drogas, munições, arma de fogo e veículos com restrição de roubo.
A apreensão de drogas em Canavieiras demonstra o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a preservação da ordem pública e o combate às organizações criminosas, reforçando as ações de policiamento ostensi
Em ações distintas realizadas nos municípios de Una e Canavieiras, policiais militares da 71ª CIPM resgataram uma vítima de cárcere privado, apreenderam drogas e cumpriram um mandado de prisão em aberto, reforç
Pré-candidato a deputado estadual Gazo visita Canavieiras e reforça ações sociais durante agenda na Festa de São Boaventura O presidente do movimento Bahia Ainda Mais Justa e pré-candidato a deputad
Vai viajar? Então escolha quem faz do conforto, da segurança e da confiança uma prioridade! A Lindovan Transportes está pronta para levar você, sua família ou seu grupo com qualidade, responsabilidade e pon
Ação conjunta do 15º BPM, CIPE/Cacaueira, Rondesp Sul e CIPRv/Itabuna ocorreu no bairro Maria Gabriela, onde um morador foi feito refém e um amplo arsenal, drogas e munições foram apreendidos. Uma opera
Suspeito é apontado como integrante de uma série de golpes aplicados no Sul e Extremo Sul da Bahia e foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil. Na tarde desta terça-feira (7), uma ação da Polícia Mi
Há histórias que não podem ser tratadas apenas como números de um processo judicial. A da pequena Helena Guimarães Brandão , carinhosamente chamada de Heleninha, é uma delas. Com apenas
Operação integrada entre CIPE/Mata Atlântica, CIPE/Cacaueira e CETO do 8º BPM localizou drogas, munições, dinheiro em espécie e materiais utilizados pelo tráfico durante ação na zona rural de Porto Seguro.
Menina de apenas 1 ano e 1 mês apresenta insuficiência respiratória grave causada por um linfangioma cístico com abscesso. A Justiça determinou a transferência para um hospital especializado em Salvador, mas a de