Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

A cidade de Una está no século XXI ou século XIX?

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 28/03/2023
                       

Foto: Montagem Una News

Nesses 22 dias sem energia na região onde estou morando nos dias atuais, fez com que eu imaginasse e avaliasse e fosse inserido na vida cotidiana dos cidadãos no século XIX.

Uma experiência ímpar por dois momentos que passei, que foram em dezembro de 2020 com 16 dias sem energia e agora entre novembro e dezembro na qual totalizaram 22 dias sem o devido serviço de “energia”.

Mas me senti um personagem dentro do século XIX, a luz de velas, pegando água em uma bomba d’agua manual igual aquelas dos filmes de bangue bangue, eu um cowboy sem cavalo, com algumas modernidades sem função,  apenas como apetrechos de decoração (tv, geladeira, freezer, aparelho Sky, celular, lâmpadas de led, etc. Se Júlio Verne ou Leonardo da Vince fossem vivos ficariam abismados e com inveja dessas peças futurísticas de decoração, provavelmente Júlio Verne com o dom que Deus proporcionou escreveria um livro com os meus objetos.

Uma fantástica experiência, cuidando das galinhas, colocando água de balde, consertando poleiros, ninhos com ferramentas manuais, puas, formão, serrote (nada de ferramentas elétricas), tendo que terminar os trabalhos mais cedo para tomar banho antes de escurecer, jantando a luz de velas e logo se preparar para dormir, os pratos e panelas deixar para lavar no outro dia em bacias, para economizar água, senti falta de um cavalo locomoção, dos búfalos e do gado com chifres enormes que eram criados na época e dos coldres com as colt’s 45 na cintura para incorporar um personagem do velho oeste do século XIX, muito emocionante, pena que não tive como conhecer os imperadores do Brasil, o Barão de Mauá, o duque de Caxias e outras figuras ilustre do século retrasado, teve momentos que pensei que era um sonho, mas infelizmente tudo realidade, principalmente no momento de jogar alguns víveres fora, por falta de conservação no objeto de decoração chamado geladeira.

Para quem tem o dom de escrever (que não é  o meu caso, gostaria de escrever como Sidney Sheldon, Frédéric Forsith, Daniel Silva e outros tantos escritores) uma experiência com vasto material para “ns” notas ou crônicas e quem sabe até um livro. Quem sabe um dia eu aprenda a escrever e consiga aliar a Agronomia com a literatura.

Por: Enio Coelho Junior/Parceiro do site Una News

.

LEIA TAMBÉM: Utilidade pública em Una: Você conhece o projeto SUAS na Comunidade?

Siga  nossa página no Instagram e Facebook e fique por dentro das notícias! Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS