Cremesp de São Paulo autorizou o uso e a prescrição do Canabidiol.Menino sofre da Síndrome de Dravet e mãe teve que entrar na Justiça.
A família do garoto de São Carlos (SP) que precisa fazer uso diário do medicamento Canabidiol (CBD), que é feito à base de maconha, comemorou a decisão do Conselho Regional de Medicina (Cremesp) de São Paulo de liberar o uso e a prescrição. A liberação do uso para o menino foi parar na Justiça, conforme mostrou o G1 em julho deste ano. O órgão publicou no dia 9 de outubro uma resolução que regulamenta o uso do remédio para casos de epilepsias mioclônicas graves, que não tenham apresentado melhora com os tratamentos convencionais. As convulsões de João, de 7 anos, diminuíram de 30 por dia para uma por semana depois que ele começou a tomar o remédio. Ele sofre da Síndrome de Dravet, um tipo raro e grave de epilepsia. A mãe do menino, Joseane Marcolino Alves, teve que entrar na Justiça para conseguir o medicamento. “Os médicos não prescrevem a droga por não estarem cientes de como ajudar. A gente sofreu muito com isso, pois sem autorização não tem como trazer o remédio”, contou.
Com a decisão, os médicos estão autorizados a receitar o remédio para pacientes. “Foi uma vitória muito importante. Nós, que fizemos toda a trajetória, sabemos o quanto foi difícil. Agora outras mães poderão comprar legalmente, além de ter a prescrição”, disse Joseane.
A partir da autorização, a mãe espera que o preconceito também seja combatido. “O pessoal tem muito preconceito porque acham que eu estou dando maconha para o meu filho. Não é bem assim. Não estou levando ele para o mundo das drogas, estou salvando a vida dele”, afirmou Joseane.
CBD e Autorização
A substância encontrada no remédio é derivada da Cannabis Sativa e não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para que se possa fazer o uso do remédio é preciso solicitar a importação portando a prescrição e o laudo médico que comprove a condição.
Em maio, uma reunião da Diretoria Colegiada do órgão, em Brasília (DF), discutiu se o Canabidiol seria retirado da lista de substâncias de uso proscrito para entrar para a lista de substâncias de controle especial (comercializado com receita médica de duas vias). Entretanto, um dos diretores pediu vista do processo, o que adiou a decisão.
O caso
Em julho, o Tribunal de Justiça obrigou o Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Carlos a fornecer o medicamento Canabidiol (CBD) para João. No dia 4 de agosto, a Anvisa autorizoiou a compra do remédio.
A família tinha dificuldades em arcar com os custos do medicamento. Joseane afirma que chegou a pagar R$ 1.444 em uma ampola, que seria suficiente para um mês. Por isso, a família recebia ajuda de parentes, amigos, parentes, vizinhos e até empresários da cidade.
Fonte:G1bahia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
O BATV-Itabuna , telejornal exibido pela TV Santa Cruz , afiliada da Rede Globo , apresentou nesta segunda-feira, 13 de abril de 2026 , os principais acontecimentos do Sul e Extremo Sul da Bahia . Co
NOTA DE REPÚDIO SINDSPUC – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canavieiras O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canavieiras (SINDSPUC) vem a público manifestar seu veemen
Vítima identificada como Jorge Raposo estava de bicicleta quando foi atingida por ônibus; caso gera comoção em Una Uma tragédia foi registrada na rodovia BA-001, nas proximidades do KM 18, no município
O BATV-Itabuna , telejornal exibido pela TV Santa Cruz , afiliada da Rede Globo , apresentou nesta segunda-feira, 06 de abril de 2026 , os principais acontecimentos do Sul e Extremo Sul da Bahia . Co
Na manhã deste sábado, 04 de abril, uma operação integrada entre as forças de segurança pública resultou na prisão de um foragido da Justiça no município de Canavieiras, no sul da Bahia. A ação demonstra a
Ação integrada entre TOR, CIPE/Cacaueira e 62ª CIPM ocorreu após crime registrado em Santa Luzia Na manhã desta sexta-feira (03), em apoio à 62ª CIPM, equipes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR)
Ação da Polícia Militar durante patrulhamento no centro de Canavieiras resulta na prisão de indivíduo com mandado em aberto expedido pelo TJ-BA A atuação firme e estratégica da 71ª CIPM segue g
O BATV-Itabuna , telejornal exibido pela TV Santa Cruz , afiliada da Rede Globo , apresentou nesta segunda-feira, 30 de março de 2026 , os principais acontecimentos do Sul e Extremo Sul da Bahia . C
O BATV-Itabuna , telejornal exibido pela TV Santa Cruz , afiliada da Rede Globo , apresentou nesta segunda-feira, 23 de março de 2026 , os principais acontecimentos do Sul e Extremo Sul da Bahia . C
A adolescente encontrada morta em Salvador , Thamiris dos Santos Pereira, de 14 anos, foi localizada na tarde desta quinta-feira (19), após passar uma semana desaparecida. O corpo foi encontrado por investigadores d