
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18), em votação simbólica, o projeto de lei que aumenta a correção do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), equiparando-a ao rendimento da poupança. A proposta é considerada mais um item da “pauta-bomba”, criticada pelo Planalto porque tem impacto nos cofres públicos. A matéria segue agora para o Senado.
Atualmente, o rendimento do FGTS é de 3% mais a Taxa Referencial (TR), que, normalmente, fica perto de 0%. O texto aprovado estabelece que a remuneração do fundo aumente de forma gradual até chegar a cerca de 6%. Na prática, a proposta permite que o dinheiro do trabalhador renda mais.
Pelo texto, no primeiro ano, o FGTS será corrigido em 4% mais TR; no segundo ano, 4,75% mais TR; no terceiro ano, 5,5% mais TR; e no quarto ano, terá as mesmas regras da poupança. A nova taxa, que ainda precisará ser aprovada no Senado, valerá para os depósitos feitos a partir de 2016.
A votação foi concluída minutos após a aprovação do texto-base. Diversas sugestões de mudança no texto principal chegaram a ser apresentadas, mas acabaram retiradas pelos seus autores. Um único destaque, que impedia que fosse realizada qualquer operação que caracterizasse empréstimo ao BNDES, acabou rejeitado. O Executivo é contrário à proposta por entender que ela pode comprometer os programas habitacionais custeados pelo fundo, como o Minha Casa, Minha Vida. O argumento do governo é que o aumento do rendimento das contas do FGTS obrigará a elevar também os juros nas parcelas cobradas dos beneficiados pelo programa.
Segundo o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), a proposta do Palácio do Planalto é que o escalonamento fosse aplicado em oito anos, e não em quatro, para minimizar o impacto dessa correção. Diante disso, ele já adiantou que o governo poderá vetar partes do projeto.
O texto aprovado também fixa que nos próximos quatro anos até 60% do lucro do FGTS seja destinado ao Minha Casa, Minha Vida. O relator do projeto, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que esse percentual irá garantir a manutenção do programa.
Do G1
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Decisão da Justiça italiana acelera retorno da ex-deputada ao Brasil após condenações no STF A Justiça da Itália autorizou a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL), conforme comunica
Levantamento mostra disputa apertada e faz deputado chamar apoiadores para a luta. O deputado André Janones ficou bastante irritado depois que saiu uma nova pesquisa da AtlasIntel sobre as eleições
Veículo entregue ao prefeito Rogério Borges amplia transporte de estudantes da rede municipal e reforça parceria política que garante novos investimentos para Una, no sul da Bahia. O município de Una, no
𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐅𝐥á𝐯𝐢𝐨 𝐃𝐢𝐧𝐨, 𝐝𝐨 𝐒𝐮𝐩𝐫𝐞𝐦𝐨 𝐓𝐫𝐢𝐛𝐮𝐧𝐚𝐥 𝐅𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥 (𝐒𝐓𝐅), 𝐬𝐮𝐬𝐩𝐞𝐧𝐝
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que o ministro Alexandre de Moraes pode perder sua cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal), durante a manifestação organizada pela direita, neste domingo (1º),
Decisão da CPMI amplia investigação sobre supostos desvios de recursos do INSS e inclui quebra de sigilo bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva, citado na Operação Sem Desconto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou uma gafe durante um evento oficial realizado nesta segunda-feira (9), em Mauá, na Grande São Paulo. Enquanto discursava sobre novos investimentos na área da saú
Em ato de comemoração ao aniversário de 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) , em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou, neste sábado (7), que petistas vão atrás dos evangélicos.
Deputado percorreu cerca de 240 km até a capital federal e lidera manifestação contra prisões ligadas aos atos de 8 de janeiro O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chegou a Brasília neste s
O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (23) a retirada imediata de manifestantes que participam da mobilização denominada “Caminhada da Liberdade”,