Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Una pode ter juiz titular: TJBA abre inscrições e renova esperança da população

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 29/01/2026
                       

Após anos sem juiz titular, comarca de Una pode finalmente contar com magistrado permanente

Comarca de Una pode ganhar reforço importante no Judiciário em 2026

UNA (BA) – Uma antiga e urgente reivindicação da população de Una está mais próxima de ser atendida. O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) publicou, nesta quarta-feira (28), o Edital nº 55/2026, que abre oficialmente o período de inscrições para a escolha do novo Juiz de Direito Titular da Comarca de Una, com atuação no Fórum Ministro Eduardo Espínola.

A ausência de um magistrado fixo no município tem sido motivo de constantes cobranças por parte do Poder Público Municipal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de profissionais do Direito e da sociedade civil. A falta de um juiz titular tem provocado lentidão na tramitação dos processos, dificuldades no acesso à Justiça e acúmulo de demandas judiciais.

De acordo com o edital, a vaga será preenchida pelo critério de antiguidade, por meio de remoção de magistrados que já atuam em comarcas de entrância inicial.

📌 Principais informações do edital:

  • Período de inscrições: das 8h do dia 2 de fevereiro até 23h59 do dia 16 de fevereiro de 2026;

  • Processo: realizado exclusivamente pelo sistema eletrônico de habilitação do TJBA;

  • Histórico: a Comarca de Una já havia sido ofertada em 2024, porém não houve candidatos inscritos.

A nova publicação do edital aumenta a expectativa da população por uma solução definitiva para o problema.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma eletrônica, através do portal www.tjba.jus.br/habilitacaoeletronica.

⚖️ Importância para Una

A nomeação de um juiz titular representa um avanço significativo para o fortalecimento do sistema judiciário local. Além de garantir maior agilidade na análise dos processos, a presença de um magistrado fixo permite a realização regular de audiências, despachos urgentes e decisões mais rápidas.

Para a OAB e advogados que atuam na região, a medida contribui para reduzir o acúmulo de processos. Já para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, que vêm dialogando com o Tribunal sobre essa demanda, a iniciativa fortalece a segurança jurídica no município.

“A vacância do cargo de juiz titular gera um gargalo no sistema judiciário local. Este edital é um passo fundamental para restabelecer a celeridade que a nossa população merece”, destacou um representante da área jurídica.

Após o encerramento das inscrições, em 16 de fevereiro, o Tribunal Pleno irá avaliar os candidatos habilitados. Caso não haja impedimentos técnicos ou falta de interessados, como ocorreu anteriormente, a expectativa é que o novo juiz titular seja nomeado nos próximos meses.

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS