Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Manifestação em Una: Comissão “O Povo Pela Retomada da BA-676” chama população para ato nesta quinta (15)

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 14/01/2026
                       

Colônia de Una se une pela retomada das obras da BA-676. (Foto: Reprodução IA)

Moradores do município de Una, no sul da Bahia, especialmente do distrito da Colônia, convocam a população local e de toda a região para participar de uma manifestação pacífica marcada para esta quinta-feira, 15 de janeiro, a partir das 5h da manhã. O protesto tem como principal objetivo cobrar a retomada das obras de pavimentação da rodovia BA-676, que liga o distrito da Colônia à sede do município de Una.

A mobilização pretende chamar a atenção das autoridades estaduais para a importância estratégica da pavimentação da BA-676, considerada essencial para o desenvolvimento econômico, a melhoria da mobilidade e a qualidade de vida dos moradores. Segundo os organizadores, o ato ocorrerá de forma ordeira e pacífica, respeitando a legislação e o direito democrático de manifestação.

De acordo com a comissão organizadora, esta será a segunda manifestação com o mesmo propósito e seguirá o mesmo protocolo adotado anteriormente, incluindo a interdição da ponte localizada no centro de Una, principal via de acesso ao município de Canavieiras, como forma de pressionar o poder público.

Foto Una News da manifestação do dia 26 de março de 2025.

A obra de pavimentação da BA-676 é de responsabilidade do Governo do Estado da Bahia e encontra-se paralisada, gerando insatisfação e revolta entre os moradores. A pavimentação da rodovia é uma reivindicação histórica, aguardada há quase 30 anos pela população local.

A ordem de serviço foi publicado na página oficial do Governo do Estado, em  2 de agosto de 2024.

A promessa mais recente para execução da obra ocorreu em 2 de agosto de 2024, durante as comemorações do centenário de emancipação política de Una, quando o governador Jerônimo Rodrigues esteve no município e assinou a ordem de serviço, com investimento superior a R$ 11 milhões. No entanto, passados quase dois anos, os trabalhos não avançaram, frustrando a expectativa da comunidade que aguarda, há décadas, a conclusão do tão sonhado asfalto.

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS