
.
A possibilidade de incluir a tilápia, o peixe mais produzido e consumido no Brasil, na Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras gerou polêmica desde o final de outubro.
A discussão envolve diretamente o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ibama e o setor produtivo, incluindo o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). a medida provocou dúvidas sobre impactos no cultivo, na economia e nos empregos do setor.
Em nota, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que a inclusão de espécies na lista tem caráter técnico e preventivo, com foco em prevenção, detecção precoce e resposta rápida a novas invasões biológicas, e não implica proibição do cultivo.
O Ibama, responsável pela autorização do cultivo de espécies exóticas, reforçou que a tilápia permanece como espécie permitida, ressaltando sua relevância econômica e a consolidação do cultivo no país. Segundo o órgão, não há proposta ou planejamento para interromper a atividade.
Apesar das garantias, o setor produtivo reagiu com críticas. A Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca) classificou a iniciativa como “economicamente desastrosa e juridicamente temerária”, alegando que ignora a realidade das cadeias produtivas legalmente licenciadas.
A entidade destacou que a medida poderia gerar insegurança regulatória, afetar crédito e investimentos, colocar empregos em risco e impactar o preço do pescado.
O Ministério da Pesca e Agricultura solicitou ao Ministério do Meio Ambiente mais informações sobre os impactos da inclusão da tilápia na lista, especialmente em relação ao licenciamento ambiental.
A pasta reforçou que espécies classificadas como exóticas invasoras não podem ser licenciadas, o que poderia prejudicar cerca de 90% da produção de aquicultura, avaliada em R$ 9,6 bilhões.
Para resolver o impasse, o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape) realizará uma reunião extraordinária em dezembro, reunindo representantes do governo, produtores, pesquisadores e sociedade civil.
A votação da nova lista deve decidir o futuro da tilápia no país, equilibrando a preservação da biodiversidade e os interesses de uma cadeia produtiva estratégica, que movimenta bilhões e gera milhares de empregos.
Enquanto a decisão não sai, a tilápia segue autorizada e amplamente cultivada, mas o debate reforça a necessidade de diálogo entre governo, produtores e órgãos ambientais.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
O influenciador e especialista em aviação Lito Sousa morreu aos 59 anos nesta quinta-feira, 1º de outubro de 2026 . A notícia foi comunicada por sua esposa, Mila Seidl, em um vídeo publicado nas redes sociais.
Levantamento divulgado nesta terça-feira (29) mostra Flávio com 47,7% e Lula com 47,6% em uma simulação para a Presidência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonar
Cantor e compositor, Rick marcou a música sertaneja ao lado de Renner com sucessos como “Ela É Demais” e “Cara de Pau”. Rick Sollo, nome artístico de Geraldo Antônio de Carvalho , começou a cant
Destroços da aeronave foram encontrados nesta terça-feira (22) na Serra Catarinense; bombeiros confirmaram cinco mortes e nenhum sobrevivente. O cantor Rick, da dupla sertaneja Rick e Renner, morreu após u
As equipes que participam das buscas pelo helicóptero desaparecido em Santa Catarina precisaram interromper os trabalhos terrestres devido às condições climáticas adversas registradas na Serra Catarinense. A oper
Imagem localizada pela Polícia Federal mostra o procurador-geral da República ao lado do ex-banqueiro; Gonet nega proximidade e afirma que o contato foi breve. O procurador-geral da República, Paulo Gonet,
Veículos estrangeiros destacaram os embates entre ministros, a divisão interna do Supremo e o adiamento da decisão sobre uma possível investigação A sessão extraordinária do Supremo Tribunal Federal (
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) , atendeu a um recurso apresentado por Andrei Passos Rodrigues e determinou sua reintegração ao cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A decisão r
Luiz Fux e Nunes Marques acompanharam André Mendonça e anteciparam seus votos mesmo após o pedido de vista apresentado por Gilmar Mendes. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pa
Publicações realizadas entre 1º de setembro a 6 de setembro abordaram acontecimentos de Una, da região e do cenário nacional O Una News reuniu os principais acontecimentos publicados entre os dias 1º de set