
Foto da manifestação do dia 26 de março de 2025.
Há quase três décadas, a pavimentação da BA-676 — rodovia que liga a sede do município de Una ao distrito de Colônia — tem sido uma promessa recorrente. Desde 1998, ainda no governo de César Borges, moradores ouvem, especialmente em períodos eleitorais, compromissos de que a obra finalmente sairia do papel. No entanto, o que era para ser um sonho antigo vem se tornando um verdadeiro pesadelo para a população local.
Governadores da Bahia têm utilizado a BA-676 como moeda de troca política, transformando a estrada em um símbolo de descaso e repetidas frustrações. A promessa mais recente foi feita em 2 de agosto do ano passado, durante as celebrações do centenário de emancipação política de Una. Na ocasião, o atual governador Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço para asfaltar os 7,6 km da rodovia orçada em pouco mais de R$ 11 milhões. Contudo, quase um ano depois, a obra segue paralisada — e o tão esperado asfalto continua sendo apenas uma expectativa distante.
Sentindo-se abandonados, os moradores têm recorrido às redes sociais e realizado protestos nas vias de acesso à cidade, exigindo uma resposta concreta do governo estadual. Até agora, no entanto, as justificativas apresentadas não têm sido suficientes para acalmar ou convencer a população.
No início desta semana, um print de uma suposta “Nota Técnica da SEINFRA” começou a circular nas redes, aumentando ainda mais o desânimo. O documento aponta a necessidade de dois meses para análises e liberações de órgãos ambientais — o que, para muitos moradores, soa como mais uma desculpa e um novo balde de água fria nas esperanças de ver a obra finalmente concluída.
Por não se tratar de um documento em formato PDF oficial, nossa reportagem não pode confirmar a veracidade do print que circula nas redes sociais.
Confira abaixo o conteúdo do print:

.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
GOVERNO PRESENTE FUTURO PRA GENTENOTA TÉCNICA
UNARODOVIA: BA.676
TRECHO: U N A – Distrito de Colônia
EXTENSÃO: 7,69 km
SERVIÇOS EM EXECUÇÃO: Pavimentação em CBUQ
INVESTIMENTO PREVISTO: R$ 11.482.306,47
FONTE: 0100 e 0146
ATIVIDADE ECONÔMICA: Turismo
POPULAÇÃO BENEFICIADA: 22 mil habitantes.
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS: Una.Contratada em 03/11/2022.
Ordem de Serviço em 05/08/2024.
Em execução com 10% executado.
Previsão de conclusão em dezembro/2025.
Empresa: Katharina Transportes e Locação de Máquinas Ltda.Projeto:
Foi necessária adequação do projeto licitado doado pela PM de Una, para atender as necessidades técnicas da obra. Projeto concluído e entregue à empresa contratada em Nov/24.Licenciamento Ambiental:
A obra em questão encontra-se em área próxima de unidades ambientais protegidas, sendo cerca de 50% do trecho na unidade de conservação Federal sob responsabilidade do ICMBio. Após solicitação de dispensa de licenciamento – Autorização direta para execução das obras, os Órgãos Ambientais solicitaram apresentação de estudos ambientais complementares, a execução dos estudos tem previsão de conclusão em jun/25, sendo necessário ainda o prazo médio de 2 meses para análise e liberação dos Órgãos Ambientais.Em, 29.04.2025.
O espaço em nosso portal permanece aberto para manifestação da Seinfra, caso queira se pronunciar.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Uma ação eficiente da Polícia Militar da Bahia (PMBA) , realizada na manhã desta quarta-feira (15), reforçou o combate à criminalidade no sul do estado. A operação conjunta entre equipes da CIPE/Cacaueira e
Ambulantes, comerciantes, barracas de alimentação e coquetéis já podem realizar o cadastramento para comercializar durante a Micareta de Una 2026. Confira o cronograma e quem pode participar. UTILIDADE P
A unidade da rede encerrou as atividades em julho de 2026. Até o momento, a empresa não divulgou oficialmente os motivos do fechamento. A Buriti Materiais para Construção encerrou as atividades de s
Atuação do 3º Pelotão da 71ª CIPM resultou na recuperação de um veículo com sinais de adulteração e na apreensão de cocaína durante ações ostensivas nos bairros Marcel Ganem e Sucupira. A Políc
Evento reuniu moradores, visitantes e produtoras locais durante a Tarde Cultural Mico-Leão-Baiano, destacando o cacau como símbolo da identidade regional e impulsionando o empreendedorismo feminino. O Concurso
Ato pacífico reuniu agricultores, associações, vereadores e moradores para reivindicar segurança jurídica no campo e defender a produção agrícola, a cacauicultura e a economia de Una, no sul da Bahia. Na
Mulher de profunda fé cristã, Eunice Ribeiro Martins, conhecida como Dona Gringa, deixa um legado de amor à família, dedicação à comunidade e exemplo de vida pautado nos ensinamentos do Evangelho. É
A morte de Tiago Fontes de Souza, de 21 anos, continua causando forte comoção em Una. Familiares, amigos e moradores acompanharam o cortejo enquanto a Polícia Civil intensifica as investigações para identificar os
Moradores de Una já podem se inscrever em cursos gratuitos nas áreas de Direito, Saúde, Informática, Administração, Atendimento e Vendas. As aulas serão presenciais e o certificado é opcional mediante taxa.
Uma manifestação pacífica está sendo organizada para o próximo sábado, dia 11 de julho , no município de Una , no sul da Bahia. A concentração está marcada para as 7h da manhã , nas proximidades da pon