Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

A Importância da conservação do Meio Ambiente em Una já foi notícia internacional; confira

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 28/03/2025
                       
Imagem Automática abaixo do botão

 

 

Sede de Una/Foto Aérea

A conservação do meio ambiente sempre foi uma preocupação em Una, desde a gestão do ex-prefeito Dejair Birschner até os dias atuais. A preservação ambiental no município tem um papel fundamental na busca por soluções socioeconômicas que beneficiem a população, garantindo um equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

Um marco significativo nessa trajetória foi a visita de ambientalistas internacionais à Ecopark, em Una, durante a gestão de Dejair. Esse evento teve grande repercussão e chegou a ser destaque no jornal norte-americano The New York Times. Esse reconhecimento reforça a importância do município no cenário ambiental e destaca a necessidade de continuidade das políticas públicas voltadas para a conservação da natureza.

Veja abaixo o recorte do jornal da época, acompanhado do texto traduzido para o português por meio de IA.

Reprodução do recorte do jornal norte-americano The New York Times

“Tive uma entrevista incomum outro dia. Foi com Dejair Birschner, o prefeito de 48 anos de Una, uma cidade de 32.000 habitantes na borda da floresta atlântica do Brasil. O prefeito, junto com uma equipe de conservacionistas, me levou para um tour pelo ecoparque da floresta tropical próximo a Una, que supostamente fornecerá empregos para que seu povo não destrua a floresta e acabe com um dos grandes ecossistemas do mundo. Birschner diz que entende que a extração de madeira não é mais sustentável. Ele sabe que os ambientalistas têm razão. Mas ele também sabe que sua cidade realmente não está preparada para viver sem o desmatamento. Após nossa entrevista, o prefeito me surpreendeu dizendo: ‘Agora, quero lhe perguntar algo. Temos algum futuro?'” Eventualmente, isso chegou ao prefeito de Una, Dejair Birschiner. O prefeito entende claramente agora que a floresta tropical precisa ser protegida, mesmo que isso tenha tirado seu povo do trabalho. Mas, praticamente, ele tem centenas de pessoas sem emprego e madeireiros estão ameaçando-o pessoalmente. “Cerca de 40% do nosso povo vive em barracos de madeira”, disse o prefeito, “e desde que a indústria do cacau entrou em colapso, as coisas ficaram realmente ruins aqui. Não culpo Keith por nos dizer a verdade – que o desmatamento não era sustentável. Mas se as pessoas não podem comer, elas vão cortar árvores, e ninguém pode detê-las. Teremos que criar empregos por conta própria. Mas Keith também terá que fazer sua parte. Ele está certo. A única maneira de salvar a floresta tropical hoje é com esse tipo de colaboração: ambientalistas que podem criar empregos, empreendedores de alto nível que usam sua enorme influência no mundo de hoje para promover o meio ambiente, grupos como a Conservation International que podem fazer patrocinadores corporativos participarem, e autoridades locais prontas para se adaptar. Sem mais coalizões como essa, a única floresta tropical que seus filhos verão nas televisões.

THE NEW YORK TIMES

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
Instagram:  @unanewsba

Facebook: unanewsbahia

Grupo WhatsApp:  chat.whatsapp

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS