Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

Olinda: Após dois anos da morte do pai, filha recebe confirmação de consulta médica

  • Por: Jamilly Rodrigues - 24/08/2024
                       
Imagem Automática abaixo do botão

Filha recebeu confirmação de consulta para o pai dois anos depois da morte dele, em Olinda — Foto: Reprodução/Prefeitura de Olinda

Uma moradora de Olinda, Pernambuco, foi surpreendida na última terça-feira (20) ao receber uma mensagem da prefeitura informando que a consulta solicitada para seu pai com um neurologista estava finalmente agendada para o próximo dia 16 de setembro. O que deveria ser o fim de uma longa espera, no entanto, trouxe dor ao invés de alívio, já que a confirmação veio um dia após o segundo aniversário de morte de Valdir Cândido Duarte.

Débora Pantaleão, comerciante e filha de Valdir, relatou ao G1 que a consulta foi solicitada em 2021, após seu pai, então com 64 anos, sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele foi atendido inicialmente por um geriatra e encaminhado para um neurologista, mas a consulta nunca aconteceu.

Valdir Cândido Duarte, na foto com os filhos, José Valdir e Débora, esperou agendamento de consulta por um ano antes de morrer, em 2022 — Foto: Acervo pessoal

Cerca de um ano após o pedido, em 19 de agosto de 2022, Valdir, com 65 anos, faleceu após sofrer um segundo AVC, sem jamais conseguir o atendimento necessário. Se estivesse vivo, Valdir ainda teria que esperar mais um mês para a consulta.

“Parecia um deboche. No aniversário de morte dele, o cemitério me liga dizendo: ‘Você tem interesse na ossada? Você tem até hoje [para dizer se vai buscar]’. Na sequência, recebo o e-mail [da confirmação da consulta]. (…) Meu pai faleceu e, dois anos depois, a confirmação dessa consulta que ele tanto esperou em vida para ter um acompanhamento digno chegou”, disse Débora

A prefeitura de Olinda reconheceu a falha na integração dos sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou estar trabalhando para que situações como essa não voltem a ocorrer.

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS