Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Canavieiras: Morcegos são encontrados em caixa d’água que abastece a Comunidade de Ouricana

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 07/12/2023
                       
Imagem Automática abaixo do botão

Morcego morto encontrado dentro da caixa d’água – Foto: Print Screem

Nesta quinta-feira (7), a Rádio Costa Sul FM recebeu um vídeo de um morador de Ouricana, zona rural de Canavieiras, que expõe uma situação de insalubridade dentro do reservatório de água que abastece a comunidade, localizada a 19 km da sede do município.

Segundo os denunciantes, a caixa d’água não passa por uma limpeza de manutenção há bastante tempo, e nos últimos dias, a água começou a apresentar mau cheiro, levando-os a abrir o reservatório para investigar a razão do problema.

“Abrimos a tampa do tanque e, para nossa surpresa, vimos vários morcegos, alguns vivos e outros mortos, sem falar das baratas; meu medo agora é de pegar alguma doença”, relatou uma moradora que preferiu o anonimato.

A presença desses animais no reservatório é extremamente preocupante, pois todas as espécies de morcegos podem transmitir doenças para humanos e outros animais. As principais são a raiva, transmitida principalmente pela mordida de mamíferos infectados ou doentes, e a histoplasmose, transmitida pela inalação de fungos presentes nas fezes de morcegos, especialmente em ambientes fechados.

A raiva é uma doença letal e pode ser causada pela mordedura, arranhadura ou lambedura de qualquer espécie de morcego. Já a histoplasmose é uma infecção fúngica sistêmica que pode variar desde uma infecção assintomática até a forma disseminada, podendo evoluir para óbito. Sintomas como febre, calafrios, tosse seca, fraqueza, perda de peso, dor de cabeça e dores musculares são comuns, assim como dificuldade para respirar, dor no peito e dificuldade ao engolir.

De acordo com informações do site doctoralia.com.br, caso qualquer cidadão tenha consumido ou utilizado água que esteve em contato com morcegos, é aconselhado pela comunidade científica procurar imediatamente um clínico geral ou o médico da sua cidade.

Diante dessa situação grave, os moradores de Ouricana clamam por uma ação imediata das autoridades locais para a desinfecção e limpeza adequada do reservatório, a fim de evitar a propagação de doenças e preservar a saúde da comunidade. A população espera que medidas efetivas sejam tomadas para garantir o fornecimento seguro de água potável e a prevenção de riscos à saúde pública.

Fonte: Site Costa Sul Fm

 

 NOTÍCIAS/LEIA TAMBÉM: Bahia: Sebrae apresenta resultados do programa Destinos Turísticos Inteligentes da Estrada do Chocolate

REDES SOCIAIS UNA NEWS:

  • Siga  nossa página no Instagram e Facebook e fique por dentro das notícias! Inscreva-se em nosso canal no YouTube

    𝐔𝐧𝐚 𝐍𝐞𝐰𝐬-𝐑𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐬𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐧𝐨𝐭í𝐜𝐢𝐚!
    www.unanews.com.br

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS