Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

Sinjorba reúne jornalistas em Ilhéus e Itabuna, buscando reorganizar a categoria

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 24/10/2023
                       
Imagem Automática abaixo do botão

.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, esteve reunido com profissionais de comunicação de Itabuna, Ilhéus e região, na sexta (20), para dialogar sobre o atual cenário da profissão e estimular o processo de reorganização da categoria. Foi a primeira reunião com os jornalistas do sul da Bahia na atual gestão, com a presença de 24 profissionais, em Ilhéus. A entidade percorre as diretorias regionais do Sinjorba em todo o Estado, uma retomada após o período da pandemia de covid-19, que impediu os encontros presenciais.

.

Os encontros aconteceram, nas duas cidades, no auditório do Sindicato dos Bancários local, pela manhã em Itabuna, e à tarde, em Ilhéus, organizados pelo diretor regional Sul, Daniel Thame, e pelo vice-diretor, Valério de Magalhães, com a contribuição dos colegas Ederivaldo Benedito e Tiago Pascoal.

.

Na oportunidade, o presidente anunciou um programa de cursos de atualização jornalística, que será desenvolvido em convênio com a Secretaria Estadual do Trabalho, Renda e Esporte (Setre), e estimulou a participação dos colegas do sul da Bahia no Encontro Nacional de Jornalistas de Assessoria de Imprensa (Enjai) e no XI Congresso Estadual dos Jornalistas (Conejorba), que acontecerão em Salvador, de 16 a 19 de novembro.

Panorama

Neves fez uma explanação sobre as atividades que o Sinjorba realiza para a reconstrução da entidade e abordou as dificuldades impostas pelo cenário de embates que a categoria tem enfrentado nos últimos anos, com grave repercussão no mercado de trabalho e na saúde mental dos jornalistas. Citou também outros problemas enfrentados, a exemplo do aviltamento dos salários, as contratações pejotizadas, a dificuldade dos profissionais empreendedores para manterem seus negócios (sites, programas de rádio, jornais impressos etc.), que encaram critérios não técnicos na distribuição das verbas publicitárias por parte de prefeituras e câmaras de vereadores.

LEIA TAMBÉM:

O presidente do Sinjorba falou também das ações que vêm sendo desenvolvidas, em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), como o movimento pela aprovação da PEC do Diploma no Congresso Nacional, para restabelecer um critério basilar de ascensão à profissão, além da luta pela nova regulamentação da profissão de jornalista, para incorporar funções inerentes à atividade profissional, como Gestão de Redes Sociais e Assessor de Imprensa.

Nas duas reuniões tivemos a presença de 36 jornalistas. No encontro de Ilhéus estiveram presentes também profissionais de Una e Uruçuca. De forma geral, os presentes manifestaram satisfação com a realização da reunião, com a finalidade de congregar e ouvir os colegas, e enfatizaram a necessidade de maior atuação do Sindicato no contexto local para o fortalecimento da categoria e viabilizar debates sobre temas inerentes ao exercício da profissão, entre eles, o direito à liberdade de imprensa.

Os jornalistas locais demonstraram preocupação com a possibilidade de extinção do curso de graduação em Jornalismo da Faculdade Anhanguera, em Itabuna. Atualmente, a Bahia possui cerca de 2.000 estudantes matriculados em cursos de graduação em Jornalismo, segundo levantamento do Sinjorba.

Comissão

Ao final da reunião foram aprovadas a criação de uma comissão com a finalidade de realizar um mapeamento sobre a atuação dos jornalistas nos municípios de Ilhéus, Itabuna e circunvizinhos, que possibilite a obtenção de um diagnóstico de atuação profissional, em parceria com o curso de Comunicação Social da Uesc, e a formulação de uma pauta básica de atividades no setor.

Além disso, a diretoria do Sinjorba vai realizar campanha de sindicalização, no sentido de agregar mais profissionais e se aproximar da nova geração de jornalistas. Proposta surgida em um dos encontros, a realização de curso de aperfeiçoamento profissional com foco no Jornalismo Ambiental, que será incorporado ao programa de formação da entidade.

ASCOM Sinjorba:/Texto e imagens: Zé Carlinhos

REDES SOCIAIS UNA NEWS:

  • Siga  nossa página no Instagram e Facebook e fique por dentro das notícias! Inscreva-se em nosso canal no YouTube

    𝐔𝐧𝐚 𝐍𝐞𝐰𝐬-𝐑𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐬𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐧𝐨𝐭í𝐜𝐢𝐚!
    www.unanews.com.br

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS