Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

Una: Um pouco da história da introdução e do cultivo racional da seringueira na Bahia e o seu declínio

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 28/06/2023
                       
Imagem Automática abaixo do botão

Foto: Reprodução internet

Entre 1920 e 1930, a Companhia Ford( isso mesmo o famoso americano Henry Ford, aqui no Brasil fundou a “Fordlâdia”)tentou explorar comercialmente a seringueira no Pará, Bahia( o primeiro plantio comercial de seringueira na Bahia foi no município de Una, na fazenda Vitória, na rodovia Una/Colônia, onde hoje uma plantação de café) e Amazonas, com grande frustração em decorrência do mal-das-folhas, doença causada pelo fungo Microcyclus ulei (P. Henn) V. Arx, cujo único hospedeiro é a seringueira. Ocorrendo um  de doenças e frustrações estruturais.

Em 1951 o Brasil começou a importar borracha em consequência da pouca importância dada à cultura.

Pois na época produzia apenas 30% das suas necessidades internas, o que permanece até os tempos atuais.

Em 1965 o Brasil contava com apenas 30 mil ha de seringueira comercial, enquanto na Ásia já havia 6 milhões de ha de seringueira comercial e na África 500 mil ha.

A partir de 1972, foi criado, pelo governo federal, o Programa de Incentivo à Produção de Borracha Natural (Probor I, II, III).

Nessa época, 90% da produção nacional ainda era pelo sistema de extrativismo.

Em 1979 a Ásia já participava com 89% da produção mundial e o Brasil com apenas 0,6%.

Atualmente a participação mundial do Brasil na produção de borracha natural é de apenas 1,2% e  Bahia que já chegou a ser o 2° produtor de borracha natural e o 1° produtor de látex centrifugado,  atualmente perdeu o posto para São Paulo que ocupa a posição.

Una, hoje praticamente tem o seringal  decadente e o parque agroindustrial de beneficiamento da borracha natural totalmente desativado em precário estado de conservação.

A decadência do ciclo da expansão  e produção da borracha natural em Una, deveu-se principalmente as sucessivas e longas crises no preço do produto ( sernambí, Coágulo, lâminas defumadas, látex líquido e centrifugado) remunerando pouco os produtores, na qual restando a alternativa para alguns a substituição da cultura por outras mais rentáveis, tais as de cacau, especiarias, fruticultura e atualmente a expansão da cafeicultura no nosso município.

Por: Enio Coelho Junior/Parceiro do site Una News

 .

LEIA TAMBÉM: Una: Grupo de amigos “Colônia nossa essência” realiza 2º encontro 2023

Siga  nossa página no Instagram e Facebook e fique por dentro das notícias! Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS