Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

STF envia investigação contra o ex-governador Rui Costa para Justiça da Bahia

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 05/05/2023
                       

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal-STF Roberto Barroso, enviou para a Justiça Federal da Bahia o inquérito que apura supostos crimes na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste e envolve o ex-governador da Bahia, atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). O caso está em segredo de Justiça.

O inquérito chegou à Suprema Corte depois de ser enviado pelo Superior Tribunal de Justiça-STF. Quando a investigação foi aberta, Rui Costa era governador da Bahia e presidente do consórcio.

De acordo com portal Poder 360, desde 2020, o inquérito apura se houve irregularidades na compra de 300 respiradores da empresa Hempcare durante a fase aguda da pandemia de covid-19. Os equipamentos custaram R$ 49,5 milhões, mas não foram entregues. Para acelerar o processo e atender à emergência de saúde, a compra foi feita sem licitação.

Durante a investigação, o STJ determinou medidas cautelares, como quebra de sigilo bancário e telefônico, busca e apreensão. Segundo a Corte, estão pendentes a análise do material apreendido na Operação Ragnarok e o relatório policial. A PF (Polícia Federal) pediu mais prazo para entrega da análise.

Agora, a investigação foi transferida para o Supremo porque o STJ não tem mais competência para o inquérito, “por não haver, atualmente, nenhum investigado com foro por prerrogativa de função nesse tribunal”. Com a decisão de Barroso, o caso deve tramitar na Justiça Federal da Bahia.

.

LEIA TAMBÉM: Vítima de acidente na ponte de Una tem alta de hospital e encontra-se em casa

Siga  nossa página no Instagram e Facebook e fique por dentro das notícias! Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS