Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Como foi a chegada dos imigrantes japoneses na Bahia

  • Jorge Pereira:Jornalista-MTE 0005599/BA - 02/05/2023
                       

Foto: Reprodução internet

Em 1952 depois de duas décadas de proibição de entrada oficial de imigrantes orientais no Brasil, ocorreu uma cooperação entre o Brasil e Japão autorizado pelo então presidente da República o Ilmo. Dr. Getúlio Vargas, na qual foi capitaneada pelo Ministério da agricultura em tempo célere.

No mesmo ano de 1952 foi assinado a referida cooperação pelo dr. Renato Gonçalves Martins representante do Brasil e o embaixador Shin Kimitsuka representando o governo imperial do Japão, que atravessava uma crise econômica e altas taxas demográfica.

No ano de 1953 chegaram as primeiras 36 famílias de japoneses que seriam alocadas no município de Una, aportaram no Rio de Janeiro e ficaram alojados na hospedaria do Ministério da Agricultura, na ilha das Flores.

Logo depois embarcaram no navio “Poconé” com destino a Una, mais especificamente para o Núcleo Colônial de Una.

Segundo o próprio Dr. Renato, todo os processos, chegada, translado e assentamento foi acompanhado pessoalmente por ele e pelo IImo Sr. Embaixador.

Por: Enio Coelho Junior/Parceiro do site Una News

.

Siga  nossa página no Instagram e Facebook e fique por dentro das notícias! Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS