Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Colônia de Una: Morador faz vídeo de Tamanduá na Praça Katsutero Kamoshida

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 11/02/2023
                       

Um vídeo mostra o momento do animal silvestre “passeando” na Praça no centro da Comunidade da Colônia de Una

Foto: Montagem Una News/Jorge Kita

Um morador do Distrito da Colônia de Una, registrou em vídeo um Tamanduá na Praça Katsutero Kamoshida. Segundo o morador conhecido como “Gilvan da ambulância” servidor público, o tamanduá foi visto na Praça por volta da meia noite desta sexta-feira (10).

“Eu estava passando de carro pelo local, quando avistei o animal no meio da praça e comecei a filmar, nesse momento duas jovens que estavam na Praça se aproximaram pra ver o animal. Como nas proximidades da praça tem um matagal, esperamos o tamanduá voltar sozinho para o habitat natural”, disse Gilvan.

Veja vídeo abaixo. 

BIÓLOGO ROGÉRIO BORGES:

No intuito de obter informações sobre o animal silvestre, a reportagem do Una News entrou em contato com o Biólogo Rogério Borges, que é também Secretário de Educação do município de Una.

Segundo Rogério, o animal é conhecido como Tamanduá-mirim, e possui hábitos solitários e são mais ativos a noite. “Este animal é conhecido popularmente como Tamanduá-mirim, nome cientifico (Tamandua tetradactyla). Vive em árvores, porém podem também se deslocar pelo chão da floresta ou áreas abertas, e possui hábitos solitários e são mais ativos a noite”, explica Rogério.

“Estes animais possuem focinho logo e dentes diferenciados e uma grande língua fina e comprida que utiliza para capturar o alimento. O tamanduá-mirim se alimenta de cupins e formigas e possuem garras fortes e afiadas para escavar cupinzeiros e formigueiros e podem se alimentar de mel também. Quando adultos podem pesar de 5 a 10 Kg. Esta espécie de tamanduá possui cauda preênsil, que funciona como um quinto membro, adaptado para melhor deslocamento na copa das árvores”, continua.

“Os filhotes ficam agarrados ao dorso da mãe, podendo ficar camuflado em meio a pelagem. As maiores ameaças para estes animais são a caça ilegal e a perda habitat que é causada pela destruição das florestas. Apesar de aparentar se um animal dócil, o tamanduá-mirim possui garras longas, fortes e afiadas, podendo causar sérios ferimentos em quem tentar tocá-lo, por isso, ao avistar este animal dê espaço a ele, não deixe ninguém se aproximar, e chame uma autoridade competente. É um animal muito comum em nossa região”, finaliza.

.

LEIA TAMBÉM: Una: Frentista sofre um grave acidente de moto na Avenida ACM

Siga  nossa página no Instagram e Facebook e fique por dentro das notícias! Inscreva-se em nosso canal no YouTube! 

Leitores podem interagir com o site UNA NEWS, enviando sugestões de matérias e reivindicações através do aplicativo WhatsApp (73) 9.9917-3247 ou por e-mail: unanews@yahoo.com.br

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS