Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Espaço Psicologia/Psicóloga Karina Santana: “Camuflando as emoções”

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 07/03/2022
                       

Psicóloga, Karina Santos Santana

CAMUFLANDO AS EMOÇÕES

“Existe uma canção de Roberto Carlos que provavelmente você já ouviu, a qual diz: “se chorei ou se sorrir o importante é que emoções eu vivi”. É possível, perceber que o cantor retrata que independente de ter tido emoções positivas ou negativas, o mais importante foram às experiências vividas e a aprendizagem que teve através delas. Sentir a emoção de fato, é reconhecer o quanto humanos nós somos, frágeis, falhos, fortes. No entanto, na atualidade, a busca pelo desempenho perfeito está fazendo com que as pessoas não possam sentir as emoções negativas, ou seja, estamos camuflando nossas emoções, pois temos a necessidade de mostrar que estamos sempre fortes, porque mostrar o contrário significa fragilidade. Por exemplo, é comum, vê nas redes sociais, casais que se separam e que você observa que há sofrimento de ambas partes, mas eles postam fotos se divertindo como se nada tivesse acontecido. É claro, que cada um é livre para fazer suas escolhas e ninguém deve julgar a vida alheia. Mas, o que está posto é que inconscientemente, está sendo incutido nas crianças, jovens, adultos, idosos a necessidade de parecer estar sempre feliz, quando não se está. Não é a toa que quando há algum caso de suicídio, os parentes próximos se assustam, pois nunca imaginava que isto poderia acontecer, porque aquele que cometeu o ato, muita das vezes, estava escondendo as emoções. Pensar nessa canção é pensar que as emoções precisam ser sentidas, é não escondê-las, isso não significa que você precisa divulgar para todo mundo o que está sentindo, mas que você não finja para você mesmo está sentindo algo que não é real, você não precisa silenciar o que dói, porém deve tomar cuidado para não ser dominado pela dor. Invista em conhecer as emoções predominantes na sua vida, você é seu maior patrimônio, se sua saúde mental estiver boa, toda a sua vida estará bem”.

Karina Santos Santana

Psicóloga

CRP-03/10273

LEIA TAMBÉM: 1ª Copa Cacau CIMA 2022: Seleção de futebol de Una empata fora de casa

Veja mais notícias no UNA NEWS

Siga a nossa página no Instagram https://www.instagram.com/unanewsbahiauna/e facebook https://www.facebook.com/unanewsbahia/ fique por dentro das notícias no site UNA NEWS.

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS