Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Embaixadores Lixo Zero de Una participam do 4º Encontro Nacional de Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil

  • Jorge Pereira:Jornalista-MTE 0005599/BA - 19/02/2021

.

Os Embaixadores Lixo Zero de Una estão participando do 4º Encontro Nacional de Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil. O evento acontece hoje e amanhã (19 e 20) de forma online e reúne representantes da instituição em todo o país. No encontro, serão definidas as ações para este ano e principais pautas de discussão nos estados.

Entre os assuntos do encontro, que devem servir como base para os debates ao longo do ano, estão a prática da compostagem e a importância de não incinerar os resíduos.

Embaixadora Lixo Zero em Una, Priscilla Costa ressalta a importância de discutir essa pauta a nível nacional para estabelecer as prioridades de cada estado de acordo com as políticas públicas que já vem sendo implementadas para atendimento ao Novo Marco de Saneamento Básico. “As ações de implementação do Conceito Lixo Zero nas cidades devem ser executadas sob responsabilidade do poder público junto com a sociedade civil e a iniciativa privada,  não dá mais para ficarmos de braços cruzados esperando que a prefeitura faça tudo sozinha, todos tem suas responsabilidades muito bem definidas dentro do sistema lixo zero”, afirma Priscilla.

Una conta, atualmente, com três embaixadores do ILZB e da Zero Waste Youth. Eles atuam como porta-vozes do conceito lixo zero, com a missão de disseminar boas práticas no que diz respeito à gestão integrada e otimizada de resíduos sólidos. Em 2020, foi iniciado o Programa Una Lixo Zero, que tem como meta a certificação do município como Cidade Lixo Zero até 2030, atendendo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Aos poucos, o número de unenses interessados pela pauta dos resíduos sólidos tem crescido, o que fortalece ainda mais o trabalho do instituto em nossa cidade e a luta pela conscientização com relação à destinação correta dos resíduos sólidos”, afirma Yoji Ikuta, Embaixador da Juventude Lixo Zero em Una.

“No entanto, ainda precisamos de mais, precisamos que mais pessoas se envolvam com o conceito e que o sistema lixo zero de gestão integrada de resíduos sólidos se torne, de fato, uma realidade em Una”, continua ele.

Segundo Claubert Santos, também embaixador Lixo Zero em Una desde o ano passado, já é possível perceber pequenas mudanças de comportamento da sociedade em relação aos resíduos. “Nosso papel como embaixadores é continuar atuando para que mais pessoas se sensibilizem e passem a cuidar melhor dos resíduos que produz. Ainda é um movimento pequeno, quando comparamos com o tamanho da população do município, mas aos poucos temos visto bons exemplos. Encaminhamos o projeto de lei da Semana Lixo Zero com mais de mil assinaturas da população, nos juntamos aos recicladores para que eles pudessem receber EPIs do governo estadual via Programa Pró Catador Rede Sul, fizemos capacitações desses recicladores, movimentamos a pauta com o poder público a níveis municipal e estadual, além de outras ações”, frisou.

O trabalho voluntário dos embaixadores é fundamental para a propagação do conceito lixo zero na cidade, impactando e orientando aos poucos as pessoas para uma mudança cultural, mas o movimento precisa crescer. “Ainda agora em fevereiro abriremos um formulário online para cadastro daqueles que querem ser multiplicadores lixo zero em Una, liderando suas comunidades para a implementação de ações que tragam impacto positivo ambiental, social, econômico, político e cultural por meio do sistema lixo zero. Pedimos aos interessados que estejam sempre atentos às redes sociais do movimento”, diz Priscilla.

Ascom/Lixo Zero em Una

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS