Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

Una: Projeto de Lei “Semana Lixo Zero” é protocolado na Câmara de vereadores

  • Jorge Pereira:Jornalista-MTE 0005599/BA - 14/09/2020

Juventude Lixo Zero de Una-BA faz história: Projeto de Lei de Semana Lixo Zero é protocolado, pela primeira vez no Brasil, com petição pública

Embaixadores Lixo Zero em Una, Priscilla Costa, Yoji Ikuta e Claubert Santos; Deinha, Secretária da Câmara

Na última terça-feira (08), foi protocolada no Poder Legislativo de Una  através do Movimento Lixo Zero, a petição pública que solicita a inclusão da Semana Municipal do Lixo Zero no calendário oficial de atividades do município. Na quinta-feira (10), foram anexadas à minuta do projeto de lei as folhas de assinaturas da petição.

Ao todo, foram computadas 1006 assinaturas, no entanto, apenas 856 foram validadas pela Secretaria da Câmara Municipal de Una, pois constavam identificação com CPF.

De acordo com informações do Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, hoje representado na cidade pelos embaixadores Priscilla Costa e Claubert Santos, essa é a primeira vez no Brasil em que o Projeto de Lei da Semana Municipal do Lixo Zero é apresentado ao Poder Legislativo por meio de petição pública.

Natan Mendes, Diretor da Câmara Municipal de Una; Claubert Santos , Embaixador Lixo Zero em Una

Segundo o diretor da Câmara de Vereadores, Natan Mendes, o processo de tramitação durará aproximadamente 3 semanas, pois necessita passar pelas Comissões Permanentes antes de seguir para votação dos vereadores e, caso aprovada, sanção do atual prefeito, Tiago Birschner.

Em depoimento, Claubert Santos diz que o maior desafio foi tirar a ideia do papel e “por o programa para rodar”. “Tivemos apenas uma semana para conseguir todas as assinaturas, mas, graças a Deus, à equipe de mobilização e à população de Una, conseguimos alcançar a meta”, diz ele.

A Lei da Semana Municipal do Lixo Zero é apenas um dos primeiros passos do Programa Una Lixo Zero, idealizado pelos embaixadores de Una, que tem como meta certificar Una como Cidade Lixo Zero em 2030. Para isso, é necessário que o município encaminhe corretamente os resíduos sólidos gerados em seu território, destinando aos aterros sanitários, no máximo, 10% deles.

Segundo Priscilla Costa, ver a materialização de um sonho que, antes, parecia tão distante renova a esperança de que podemos construir muito mais por nossa cidade. “A cada assinatura colhida, pudemos ouvir a população, disseminar o conceito lixo zero e sentir como os unenses estavam sedentos por uma iniciativa como esta”, diz a embaixadora. Continuar lendo: (Clique aqui)

Fonte: Comunicação do Programa Una Lixo Zero

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS