Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

Una: Vigilância à Saúde municipal emite nota sobre infestação de muriçoca na cidade

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 24/04/2020
                       

Além do Covid-19, a quantidade de muriçoca na cidade que vem incomodando e tirando o sono de centenas de moradores é bastante comentado entre os unenses.

.

Nos últimos dias, nosso portal de notícias vem recebendo de internautas diversas  mensagens via WhatsApp com relatos  que ao cair da noite, a quantidade de muriçoca nas residências tem aumentado assustadoramente. A leitora do Una News, Fátima moradora do bairro da Urbis, nos disse que a quantidade do inseto está gerando incômodo, além do risco da transmissão de doenças como dengue, Zika e Chikungunya.

O Una News comunicou o caso Secretaria Municipal de Saúde de Una, e na manhã desta sexta-feira (24), a Coordenação de Vigilância à Saúde, emitiu uma nota esclarecendo a população sobre a infestação de muriçoca na cidade.

Confira abaixo a  Nota na íntegra.

“Essa época do ano, marcada pelas temperaturas elevadas e pela presença de chuvas, é propícia à proliferação de mosquitos e muriçocas. Embora estejamos vivenciando a pandemia do coronavírus (COVID-19), não podemos deixar de alertar a população quanto às arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegpti, principalmente a Dengue, Zika e Chikungunya.

Tem chegado ao conhecimento da Vigilância à Saúde do município relatos de moradores informando o aumento na quantidade de muriçocas na nossa cidade. Aproveitamos a oportunidade para informar que a situação da COVID implicou na limitação da atuação dos Agentes de Combate às Endemias, de modo que conforme disposto no Ofício Circular nº 57/2020, emitido pela DIVEP/SUVISA/SESAB, tais profissionais não deverão adentrar as residências.

Tal medida foi adotada como medida de proteção tanto para esses profissionais quanto para a comunidade. Diante disso, a Secretaria de Saúde solicita à comunidade unense que, aproveitando-se desse momento de recolhimento aos domicílios, dediquem uma atenção especial às suas residências, averiguando a existência e eliminando potenciais criadouros para mosquitos. Manter reservatórios de água bem tampados, verificar se existem recipientes com água acumulada em seus quintais (latas e garrafas, dentre outros), lavar diariamente os bebedouros dos animais são alguns exemplos de ações simples que podem ser realizadas no cotidiano e contribuem para o controle dos mosquitos.

Reforçamos que embora a COVID-19 esteja demandando muitos esforços de todos, não podemos nos esquecer que outras doenças, como a dengue, não estão dando trégua. Contamos com a compreensão e colaboração de todos!”

Coordenação de Vigilância à Saúde / Secretaria Municipal de Saúde de Una  

 

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS