Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9954-3601 Email: [email protected]
  • Secretaria de Saúde de Una emite nota de esclarecimento sobre infestação de inseto

    • Jorge Pereira:Jornalista-MTE 0005599/BA - 13/08/2019

    .

    Por meio de nota de esclarecimento, a Secretaria Municipal de Saúde de Una tranquiliza a comunidade quanto a infestação de inseto que apareceu no bairro Sucupira, precisamente Na rua Armil Almeida. De acordo com a nota não se trata de  um inseto “barbeiro” que transmite a doença de chagas.

    NOTA DE ESCLARECIMENTO:

    “A Secretaria Municipal de Saúde teve conhecimento dessa informação por meio do seu blog. Não recebemos qualquer comunicação do fato por moradores até o início da manhã de hoje (12/08/19).

    Realizamos visita à Unidade de Saúde da Família do bairro, a qual nos informou desconhecer essa informação. Em seguida, visitamos a Rua Armil Almeida, onde encontramos as Sras. Nai (denunciante) e sua irmã Iodete. Coletamos amostras dos insetos para averiguação. Na oportunidade, verificamos que, embora os espécimes coletados sejam parecidos com os barbeiros, não se trata dessa espécie. 

    Portanto, gostaríamos de tranquilizar a população. Sabemos que o município de Una está inserido numa região de mata e que as condições climáticas favorecem a proliferação de insetos, os quais eventualmente podem ser encontrados na zona urbana quando sua população aumenta muito. 

    Desse modo, os cuidados a serem adotados pela comunidade incluem manter sua residência e quintais limpos; manter as portas e janelas fechadas ao escurecer, pois a luz das residências atrai os insetos; Uso de telas e mosquiteiros; Uso de repelentes, caso necessário. 

    Além disso, faz-se necessária a vigilância permanente. E, nesse sentido, a colaboração da comunidade é de fundamental importância. Solicitamos que a ocorrência de infestações por insetos sejam comunicadas à Coordenação de Endemias, na Secretaria Municipal de Saúde.

    Diante da identificação de um barbeiro, é realizada a coleta do espécime e a análise laboratorial para identificar se o mesmo está infectado pelo agente causador da Doença de Chagas e, caso o resultado da análise do inseto seja positivo,  são adotadas as medidas de controle cabíveis.

    Em tempo, aproveito a oportunidade para solicitar à V. Sa. que entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde quando da ocorrência de relatos relacionados à essa pasta a fim de obter os esclarecimentos necessários antes da divulgação das informações para evitar o pânico na população”.

    Atenciosamente,

    Maurícia Lino

    Compartilhe

    Atenção:

    Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

    NOTÍCIAS RELACIONADAS