Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99917-3247 Email: unanews@yahoo.com.br

PREFEITO DE JEQUIÉ DEMITE 17 ODONTÓLOGOS E CANCELA PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 23/10/2012
                       
Imagem Automática abaixo do botão

Luiz Amaral dentro do ônibus da Camurujipe
 A Associação Brasileira de Odontologia-Regional de Jequié e Conselho Regional de Odontologia da Bahia vem a público demonstrar a sua indignação com a situação de saúde bucal no município de Jequié.
Por um conjunto de fatores que fogem ao nosso entendimento a situação da odontologia na nossa cidade vem sofrendo um verdadeiro descaso nos últimos anos.   Na contramão do que vem sendo implementado no Brasil na última década, através dos programas do Ministério da Saúde como o Brasil Sorridente, que tem como principais linhas de ação a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal (por meio da estratégia Saúde da Família) e a ampliação e qualificação da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas) a saúde bucal em Jequié vem sofrendo um verdadeiro descaso nesta última administração municipal.
Como forma de esclarecer a população a respeito deste tema, vamos descrever alguns fatos:
1-            Em novembro de 2010 foi encerrado o serviço de odontologia no P.A., deixando a população sem o atendimento de urgência em odontologia. Tivemos que assistir ao retrocesso da nossa cidade em relação a uma  iniciativa de prestação de serviço que se propunha a trabalhar diretamente em aliviar de forma imediata a dor dos pacientes.
2-              Nas unidades de saúde da família implantadas no município nunca houve um funcionamento adequado, por razões diversas tais como: falta de auxiliar de saúde bucal, falta de condições técnicas e de material de consumo. O que vem contrariar os princípios da estratégia da saúde da família que é o de oferecer a população um atendimento integralizado, universalizado e igualitário, princípios tão caros a quem lutou pela implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil. O trabalho dos dentistas no PSF é o de oferecer à comunidade orientação e motivação sobre cuidados com a saúde oral, realizar procedimentos restauradores, extrações dentárias e encaminhar os pacientes em situações mais complexas para o centro de especialidade odontológica.
3-            O Centro de Especialidades Odontológicas, conhecido como CEO, foi implantado em Jequié em 2006, tendo no seu corpo clínico, profissionais especialistas para oferecer um atendimento de qualidade à população. No entanto, por falta de um único funcionário para serviços gerais, o C.E.O está parado há 04 meses, deixando a população sem mais este serviço de grande importância para a comunidade.
Para agravar a já precária situação da odontologia no nosso município, foi publicado pelo prefeito de Jequié, no dia  15 de outubro de 2012, o decreto n.12736 que exonera 17 odontólogos dos PSFs, e o decreto n. 12729 que implica no cancelamento dos serviços do Centro de Especialidades Odontológicas. Estes decretos eliminam quase que completamente o atendimento odontológico público e gratuito nesta cidade que tem gestão plena em saúde e que recebe incentivos financeiros mensais do governo federal.
Toda este de descaso com a saúde bucal em Jequié, é um enorme desrespeito a população e a classe odontológica. Nesta semana que é comemorado o dia do dentista, a ABO- Jequié e CRO- Bahia, vem tornar público a sua insatisfação com a situação do nosso município em tempo que informa à população que esta denúncia será encaminha para o Ministério da Saúde e Ministério Público.

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS