PREFEITURA MUNICIPAL DE INADAIATUBA-SP
O prefeito Reinaldo Nogueira (PDT) participou na manhã de quinta-feira (14) da solenidade de abertura da primeira Conferência Municipal em Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Conselho Municipal em Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (Comusans) de Indaiatuba. O evento realizado no auditório da Prefeitura tem como tema “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos”.
Entre as autoridades participantes da Conferência estavam a secretária Municipal de Assistência Social, Vera Lúcia Lorenzetti Canali, o vice-presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro (PSB), o vereador Luiz Alberto Cebolinha Pereira (PDT), e a presidente do Comusans e diretora do Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), Maria do Carmo Bressiani Balan.
Reinaldo Nogueira falou da importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Cresans e ressaltou que é um trabalho que exigirá tempo, mas certamente trará resultados positivos. “Trabalhar com mudança de hábitos é muito difícil e medir resultados é mais difícil ainda, mas se o trabalho for feito com base em um bom planejamento, com metas bem traçadas, fica mais fácil avaliar se conseguimos bons resultados”, argumentou. “Se o trabalho de base realizado com as famílias for bom, no sentido de melhorar a qualidade da alimentação das famílias atendidas, fazendo com que elas criem hábitos saudáveis, vamos sentir os resultados na queda da procura pelos serviços de Saúde”, completou o prefeito.
Vera Canali ressaltou que a segurança Alimentar é um complemento da política social e que o município está acompanhando famílias e trabalhando no sentido de mudar maneiras delas se alimentarem. “Acho que já tivemos resultados muito positivos. É um trabalho de formiguinha, mas com o tempo os resultados aparecem na forma de uma população mais saudável”, reforça.
A presidente do Comusans falou de todo trabalho que vem sendo feito no sentido de tirar a população do desconhecimento com relação a hábitos saudáveis de alimentação. “Agradecemos o apoio do prefeito a esse nosso trabalho. A alimentação saudável integra uma série de ações por parte do poder público que tem como intuito a construção de uma sociedade melhor”, resume.
Também marcaram presença no evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Enides Nogueira Lopes Cruz; o chefe de Gabinete do Prefeito e secretário da Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto; o controlador Municipal, Admar Martini; o diretor do Sesi de Indaiatuba, André Luis da Silva; e os secretários da Fazenda, Marcelo Pigatto, de Negócios Jurídicos, Wandeley José Boni, e do Governo, Odair Gonçalves.
Palestras
Após a abertura da Conferência, foi lido e aprovado o regimento da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a assistente social da Secretaria de Assistência Social e pedagoga, Elizete Matsunaga, ministrou a primeira das três palestras programadas para a parte da manhã, falando sobre a legislação vigente na área de segurança alimentar.
Elisete informou que a primeira legislação sobre o tema foi a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, datada de 2006, e também sobre uma Portaria de 2010 que tornou a alimentação adequada e saudável um direito do cidadão e também passou conceitos importantes, definições de soberania alimentar e princípios que caracterizam a política de assistência alimentar.
A importância da alimentação na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis foi o tema abordado pelo médico especialista em cirurgia gastroenterologica, cirurgia geral e endoscopia, Eduardo Pereira dos Santos. O médico apresentou resultados de pesquisas que mostram que as doenças não transmissíveis representam 63% das causas de mortalidade, entre elas as doenças cardiovasculares e o diabetes. “Uma dieta saudável é um dos caminhos para se tentar a redução dessas estatísticas, assim como o controle do consumo de tabaco; atividades físicas e redução do consumo de álcool”, orientou.
O tema central da conferência, proposto pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos”, foi apresentado pela nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Max Planck, Bianca Sant’Anna Pires, e pelo presidente do Sindicato Rural de Indaiatuba, Wilson Tomazeto.
Na próxima semana os responsáveis pela Conferência montarão as propostas que definirão as prioridades do município com relação a alimentação.
FONTE:www.indaiatuba.sp.gov.br