Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 99857-0585 Email: unanews@yahoo.com.br
JULIAN-CALCADOS
mercado-uniao-1
espaco-rural-placa-1-1
WhatsApp-Image-2023-07-13-at-11.39.39
escola_coopesul
unafisiombanner-1
CESTAODAECONOMIA
ECOMASTER
clinicavitamed
Cartao-de-visita-para-motorista-particular-simples-preto_20231014_003543_0000
mototaxi-1
GUTIERRE

Una: Guarda Civil Municipal e Dep. de Meio Ambiente resgata animais silvestres

  • Jorge Pereira:Jornalista-DRT 0005599/BA - 21/08/2017
                       
Imagem Automática abaixo do botão
guarda civil

Em ação conjunta, Guarda Civil e Departamento de Meio Ambiente resgata animais silvestres no município de Una.  (Foto: Dep. de  Meio Ambiente)

Nesta segunda-feira (21), a Guarda Civil Municipal de Una em uma ação conjunta com o Departamento de Meio Ambiente passaram o dia na zona rural do município para atender a duas ocorrências relacionadas a animais silvestres.

No período da manhã, por volta das 10h, a Guarda Civil resgatou um bicho-preguiça da espécie preguiça de coleira (Bradypus torquatus) na região dos Cutias. No momento do resgate o animal encontrava-se em situação de risco, pois estava atravessando uma estrada com grande fluxo de veículos e sem nenhuma área de mata por perto, de pronto o animal foi resgatado pelos Guardas Civis e encaminhado para o Departamento de Meio Ambiente de Una, em seguida os técnicos e a Guarda Civil levaram o bicho-preguiça para uma área de mata protegida próximo ao distrito de Colônia de Una, onde o animal foi solto.

guarda civil

Bicho-preguiça foi solto na mata próximo ao distrito de Colônia de Una.  (Foto: Dep. de  Meio Ambiente)

Em seguida os técnicos do Meio Ambiente seguiram com a Guarda Municipal para a região da Fazenda Dendhevea para averiguar uma denúncia de que alguém estaria criando dois macacos acorrentados. Chegando ao local indicado os servidores encontraram dois macacos-prego (Sapajus sp.).

De acordo com o Biólogo Rogério Borges, Coordenador de Meio Ambiente de Una, os dois macacos podem ser da espécie macaco-prego-do-peito-amarelo, mas só um exame de DNA pode confirmar. “O macaco-prego-do-peito-amarelo está criticamente ameaçado de extinção (IUCN) e que é endêmica do Brasil, ou seja, só existe em nosso pais, distribuindo-se apenas nos estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe” afirmou o Biólogo

guarda civil

Os dois macacos foram resgatados e entregue ao Inema. (Foto: Dep. de  Meio Ambiente)

Os primatas foram entregues ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (INEMA) em Itabuna e posteriormente serão encaminhados para um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Porto Seguro, onde passarão por avaliação e treinamento para uma possível reintrodução na natureza.

O Departamento de Meio Ambiente esclarece que manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental e que o infrator está sujeito a multa e/ou prisão, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Nº 9.605/98) e que outras ações estarão sendo feitas periodicamente, juntamente com a Guarda Municipal, para coibir este tipo de crime.

Por Jorge Pereira: Jornalista-MTE 0005599/BA 

Compartilhe

Atenção:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Una News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS