Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9872-3086/9-9954-3601 Email: unanews@yahoo.com.br
  • Secretaria de Saúde: Equipes de Una são capacitadas para o programa de rastreamento do câncer de mama

    • Jorge Pereira - 11/08/2017

    O caminhão do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Una entre os dias 19 e 26 de setembro.

    câncer de mama

    Equipes de Una são capacitadas para o programa de rastreamento do câncer de mama.

    O caminhão do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Una entre os dias 19 e 26 de setembro. Neste período, uma estrutura de alta tecnologia estará montada em frente à sede da prefeitura de Una com equipes técnicas e especializadas para a realização de mamografias em mulheres de 50 a 69 anos de idade. O programa visa a prevenção, detecção e o tratamento do câncer de mama e, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Gleiciane Birschner Hora, a meta é realizar exames de mamografias em 1.240 mulheres do município, um número que corresponde a 100% do público alvo apontado pelo programa.

    E para garantir o cumprimento das metas, as equipes técnicas de saúde de Una e os agentes comunitários participaram de uma capacitação nesta quinta-feira (10). Gleiciane explica que uma verdadeira força tarefa está programada para alcançar o público alvo. A secretária ressalta ainda que equipes serão designadas para percorrer todo o município em busca das mulheres que estão fora da cobertura dos programas de Saúde da Família. “Nós precisamos fazer esse diagnóstico e para bater a meta é importante o envolvimento de toda sociedade, como igrejas, Câmara de Vereadores e sociedade civil organizada”. 

    câncer de mama

    Equipes de Una são capacitadas para o programa de rastreamento do câncer de mama

    Vale ressaltar que o programa é exclusivo para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade, que estão a mais de um ano sem realizar mamografia. As pacientes devem comparecer munidas de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. Esta é a primeira fase do programa. As pacientes que forem detectadas com a doença terão todas as condições para realizar o tratamento pelo programa.*Ascom/Pmu

    Compartilhe

    NOTÍCIAS RELACIONADAS