Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9872-3086/9-9954-3601 Email: [email protected]
  • Gestores de Una participam de curso de capacitação na UESC

    • Isaac Roberto - 17/05/2017

    Gestores de Una participam de Curso para estimular a ética, eficiência e eficácia da Gestão Pública

    uesc

    O servidor público como protagonista de uma gestão municipal prodigiosa. Com um discurso inspirador, o prof. Dr. Lívio Giosa deu o pontapé inicial para a primeira turma do Curso de Capacitação de Gestores Públicos da região, que vai qualificar 35 vice-prefeitos, secretários e servidores de carreira de 14 municípios sulbaianos. A Aula Magna foi proferida no Auditório de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, na última sexta-feira (12), com o tema “Inovação na Gestão Pública“.

    Compartilhando um pouco da sua larga experiência em administração pública e privada, Giosa  destacou o poder de transformação de quem assume uma gestão municipal. “Há 25 anos, sete meses e dois dias, presenciamos a interiorização do desenvolvimento no Brasil. São 5570 municípios que buscam pelo protagonismo. Para atingi-lo, as prefeituras precisam se preparar e aproveitar seu potencial transformador, para que se desenvolvam e permitam uma maior qualidade de vida da sua população, e isso passa pela adoção de práticas inteligentes de gestão. Além disso, e não menos importante, é preciso capacitar os servidores que ficam, o que é um dos melhores legados que um gestor pode deixar”, explicou.

    O curso vai estimular a formação de consciência crítica e ética, a eficiência e a eficácia da gestão pública, para que os participantes estejam mais aptos a intervirem na realidade social, política e econômica da região.

    Estiveram presentes na mesa de abertura o vice-reitor, Evandro Sena Freire; o pró-reitor de extensão, Alessandro Santana; a professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC/UESC), Sônia Fonseca; e o secretário executivo da Associação de Município da Região Cacaueira (Amurc), Luciano Veiga.

    A pluralidade marca esta primeira turma, composta por servidores e agentes políticos de Ilhéus, Itabuna, Barra do Rocha, Una, Uruçuca, Ubatã, Itapé, Ibiá, Buerarema, Ubaitaba, Firmino Alves, Itacaré, Gandu, Itajuípe – confira os selecionados (Clicando aqui). As aulas fortalecerão o compromisso dos municípios que já aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis se comprometendo com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda, permanente geração de empregos e respeito ao meio ambiente, por meio de uma gestão democrática e por metas. Já os gestores que ainda não aderiram, podem fazê-lo a qualquer momento, sendo o curso uma oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre uma eficiente gestão.

    O Município de Una está sendo representado pelos seguintes gestores:

    Alberto Shinji Kitaoka (Secretário de Finanças)

    Oberval Calazans Berbert (Secretário de Turismo)

    Soelma Silva Santos (Secretária de Educação)

    Ana Carla Batista da Silva (Oficial Administrativo)

    A capacitação vai abordar práticas de organização e administração do trabalho, adotadas na área pública. Para isso, serão contempladas seis disciplinas, totalizando 180h/aula: Ética na Gestão Pública; Planejamento e Gestão Urbana; Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão Ambiental para a Sustentabilidade; Gestão e Tecnologia com foco na transparência. As aulas acontecerão às sextas-feiras e aos sábados, em caráter presencial e parte à distância.

    Instituto Nossa Ilhéus – O INI foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações. Faz parte da Rede Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse a fanpage Facebook.

    Compartilhe

    NOTÍCIAS RELACIONADAS